Segunda a Sábado (11) 5555-3932 / Todos os dias (11) 99507-9357 whatsapp / Hotel (11) 99786-2980

Compro um golden um poodle ou um maltês? Ai que indecisão…

Mesmo entre as famílias que decidem adquirir um cachorrinho e sentem-se totalmente preparadas para receber essa nova vida em casa, restam muitas duvidas em relação à raça ideal. Além da enorme gama de raças disponíveis, existe muito desconhecimento a respeito do comportamento, tamanho, hábitos, necessidades de cada cãozinho, o que às vezes é agravado por alguns modismos, como filmes de muito sucesso ou novelas de televisão.

golden maltes poodleMesmo entre as famílias que decidem adquirir um cachorrinho e sentem-se totalmente preparadas para receber essa nova vida em casa, restam muitas duvidas em relação à raça ideal. Além da enorme gama de raças disponíveis, existe muito desconhecimento a respeito do comportamento, tamanho, hábitos, necessidades de cada cãozinho, o que às vezes é agravado por alguns modismos, como filmes de muito sucesso ou novelas de televisão.

Por isso, os técnicos do Canil Encrenquinha’s ajudam as pessoas que estão em busca de um filhote, detalhando comportamentos esperados, se o animal necessita de muito exercício ou se é mais tranquilo, se convive bem com crianças e se haverá boa adaptação com os hábitos da família.

No livro “Eu cuido com carinho de meu cão”, Alexandre Rossi e Regina Rheingantz Motta lembram: “Cada pessoa gosta de um tipo de cachorro. Umas preferem os grandes, outras os bem peludos, e existem aquelas que adoram os orelhudos. Você sabia que existem mais de trezentas raças de cães? Para fazer uma boa escolha é preciso pensar bem em alguns detalhes”.

Cachorrão requer espaço

Ainda conforme Rossi e Motta, “A primeira coisa é ver se o cachorro que você quer cabe na sua casa. Se o seu sonho era ter um cachorrão enorme e você mora num apartamento pequeno, vai ter que mudar de ideia. Coitado do cão, como ele iria fazer quando tivesse vontade e correr ou brincar de bola? Apertadinho no cantinho, com certeza ele não seria feliz”.

Viviane Gonçalves Cintra Almeida, proprietária do Canil Encrenquinha’s concorda. “Sempre pergunto quantos metros quadrados tem o apartamento ou a casa e se a família pretende deixar o cachorro transitar por toda a área. Um golden retriver, desejado por tanta gente, é um cão que adora correr, não costuma destruir coisas, mas pega com a boca e carrega, como um troféu. E se alguém quiser ter um golden em apartamento precisará sair com ele pelo menos duas vezes por dia, andando entre 40 minutos a uma hora”, explica. Também os cães da raça Border Collie precisam de muita atividade e amam brincar num parque ou correr com o dono.

Se bem que, observa a criadora, “levar seu Golden ou seu Border para passear com certeza deixará a vida do dono mais saudável. Muita gente sedentária muda de comportamento e apresenta melhoras físicas e psicológicas, com a companhia animada de um cachorro amigo e sempre disposto a caminhar”, diz Viviane.

Pequeninos: cuidados extras

E os pequeninos? A criadora faz uma importante observação. “Uma coisa é querer agradar uma criança ou satisfazer um garotinho ou garotinha que vive pedindo um cãozinho; outra coisa é comprar um cachorrinho muito frágil que poderá ser ferido numa brincadeira animada ou num descuido, caindo do colo”.

Viviane Almeida evita vender Yorkshire Terrier micro, Poodle micro e Chihuahua para famílias com filhos muito pequenos. “Alguns filhotes não tem estrutura física para serem manuseados por crianças e um criador sério explica isso para os pais”, observa. Nesses casos, é melhor adquirir um Shih-tzu, um Golden, Dachshund ou um Whippet. “O Shih-tzu tem excelente estrutura física e fica muito bem sozinho em casa”, diz Viviane.

Quanto aos latidos, preocupação de muita gente, Viviane conta que Maltês em geral late mais do que Yorkshire. Mas é preciso compreender que o comportamento dos animais também é um reflexo da rotina da casa e do comportamento das pessoas. “Se todo mundo sai o dia todo, um maltês pode uivar. Aliás, se o animal possivelmente permanecerá muito tempo sozinho, eu sempre aconselho a família a ter dois cãezinhos”.

Poodle ou maltês?

E o Poodle, que tem fama de barulhento e mordedor? “Todos os cães do plantel do Encrenquinhas’s, de todas as raças, têm excelente temperamento”, observa Viviane. O canil cria Poodle há 22 anos e a criadora conta: “o Poodle é o terceiro cão mais inteligente e tem a vantagem de não soltar pelo, o que é importante no caso de existir alguém alérgico na família. Também é um cão muito versátil para tosas, as pessoas adoram curtir penteados diferentes”.

Pequeno também e bastante procurado é o Maltês. “Muito carente, adora companhia do dono e, portanto, não deve ser deixado sozinho por longos períodos. É comum vermos cães da raça maltês deprimidos por muito tempo sem a companhia de pessoas”, conta Viviane.

E o Cocker, com suas grandes orelhas e olhar pidão? É uma boa opção para quem tem criança, mas, segundo Viviane Almeida “é um cão que exige mais manutenção, devido à pelagem. E as  orelhas devem estar sempre limpas. O Canil Encrenquinha’s cria Cocker Spaniel Inglês e Americano. “São excelentes companheiros, devem ser tratados com carinho, nunca com gritos. Damos preferência aos bicolores e tricolores, mais doces e meigos do que os de uma cor só”, explica Viviane.