Segunda a Sábado (11) 5555-3932 / Todos os dias (11) 99507-9357 whatsapp / Hotel (11) 99786-2980

Raça Chihuahua

Origem: México.


História
: O Chihuahua é considerado a menor raça de cão do mundo e seu nome vem da maior província da República Mexicana (Chihuahua), que seria o berço dessa antiga raça cuja origem é incerta. Pode ter sido introduzida pelos chineses ou, ainda de maneira mais correta, atribuímos a ele diferentes ancestrais Astecas. Alguns dizem que este cão viveu de forma selvagem, na época da civilização “Tolteca” (povo que dominou grande parte do México central), onde foi capturado e domesticado por seus habitantes. Ilustrações de um cão miniatura (toy), chamado “Techichi”, que vivia em Tula, foram usadas como decoração em suas arquiteturas. Estas pequenas estatuetas são muito similares aos Chihuahuas de hoje.


Comportamento:
Pequeno e robusto, o Chihuahua é extremamente corajoso e destemido, independente do tamanho de seu oponente, não se deixa intimidar. São ágeis, alertas e cheios de vida. Muito apegado ao seu dono, mas não tolera facilmente desconhecidos. Vivem perfeitamente em apartamento.


Características:
Compacto, seu crânio tem formato de maçã. Seus olhos são grandes e redondos, muito expressivos, nunca proeminentes e completamente escuros. Orelhas grandes e eretas, e focinho curto. Membros pequenos, porém musculosos e firmes; sua cauda é moderadamente comprida, inserida alta, larga na raiz, afinando gradualmente para a ponta.


Pelagem:
Existem duas variedades de pelos nesta raça: 1.Pelo Curto assentado sobre todo o corpo, ligeiramente mais longo no pescoço, cauda ou quando apresenta subpelo e curto na cabeça e orelhas. A pelagem é brilhante e sua textura é macia. 2.Pelo longo é fino e sedoso, liso ou ligeiramente ondulado. O subpelo não deve ser muito denso. A pelagem é mais longa, formando franjas nas orelhas, pescoço, parte traseira dos membros, patas e cauda.


Cor:
Grande variedade de cor e tonalidade, porém as mais comuns são: Branco, Preto e Creme.


Peso Adulto:
De 1 a 3 kg em média.

Altura: Em média 15 a 23 cm.

Expectativa de Vida: 12 a 15 anos.


Particularidades da Raça:
São bastante sensíveis ao frio, mas tremem também em algumas situações de medo e excitação. Requer uma educação firme.