Segunda a Sábado (11) 5555-3932 / Todos os dias (11) 99507-9357 whatsapp / Hotel (11) 99786-2980

Raça Dachshund (Teckel Miniatura)

Origem: Alemanha


História:
Também chamado de Teckel (em alemão: Dackel) é descrito como “caçador de toca”, de olfato apurado que lhe permite seguir pistas facilmente. Conhecido desde a Idade Média, criavam-se nessa época, muitos cães descendentes de Bracos (Braco Alemão, Braco Húngaro) que eram especialmente bons para a caça debaixo da terra. Desses cães providos de pernas curtas evoluiu-se o Dachshund que foi desenvolvido por caçadores alemães. Buscavam também um cão ágil, resistente e que fosse pequeno o bastante para entrar em tocas de texugos, lebres e coelhos. Sua caça é silenciosa e eficaz em ataques surpresas, além disso, possui alto instinto de busca seguindo animais feridos.

  • Você sabia? Historicamente é uma raça antiga, que, segundo alguns historiadores, data de cinco mil anos, em vista de imagens semelhantes a seu físico terem sido encontradas na tumba de um faraó.
  • Curiosidades: Nos Jogos Olímpicos de 1972, em Munique na Alemanha, o primeiro mascote de uma olimpíada foi o cão teckel Waldi.


Comportamento:
O Dachshund era um valente e destemido caçador, hoje deixou, em grande parte, de lado suas antigas atividades e transformou-se num animal de companhia encantador. Afetuoso, leal, protetor, alegre, inteligente e com muita energia para brincadeiras. De acordo com a CBKC, o Dachshund é amigável por natureza, nem nervoso, nem agressivo, de temperamento equilibrado.

 

Características: Cabeça e focinho longos; Olhos escuros, bem afastados, com expressão enérgica, contudo amigável. As orelhas são arredondadas, suficientemente longas, mas não exageradas. Sua cauda é inserida não muito alta com ligeira curva. Membros fortemente musculosos.


Pelagem:
Apresentam diferentes pelagens (Pelo Curto, Pelo Longo e Pelo Duro).

 

Pelo Curto: Denso, brilhante, assentado, cerrado e áspero.

 

Pelo Longo: Sedoso e brilhante, com subpelo aderente ao corpo; fica mais comprido debaixo do pescoço e na parte inferior do corpo. Nas orelhas, os pelos devem ir além de suas extremidades (franjadas). Atinge o seu maior comprimento na parte inferior da cauda onde forma uma legítima franja. Pelo Duro: Cerrado e duro, focinho ornado de bigodes e sobrancelhas espessas.

 

Cor: Variedades aceitas em Pelo Curto e Pelo Longo: Vermelho, Marrom Avermelhado, Preto e Castanho, Marrom e Castanho, Machado Merle (Arlequim), Tigrado Vermelho.

 

Tamanhos: A circunferência do peito deve ser medida com pelo menos 15 meses de idade, do ponto mais alto na altura da cernelha ao ponto mais baixo do peito (com uma pequena fita métrica tensionada).

  1. Teckel Standard:    Machos: de 37cm a 47cm.
                                        Fêmeas: de 35cm a 45cm.

  2. Teckel Miniatura:  Machos: de 32cm a 37cm.
                                        Fêmeas: de 30cm a 35cm.

  3. Teckel Kaninchen: Machos: de 27cm a 32cm.
                                        Fêmeas: de 25cm a 30cm.

 

Expectativa de Vida: 14 a 17 anos.

 

Particularidades da Raça: Adaptam-se facilmente a qualquer ambiente; exercícios e passeios diários são indispensáveis.