Segunda a Sábado (11) 5555-3932 / Todos os dias (11) 99507-9357 whatsapp / Hotel (11) 99786-2980

Raça Golden Retriever

Origem: Grã-Bretanha


História:
Na busca de um cão de porte médio, obediente, inteligente, calmo e que tivesse habilidade de caçar, o Golden Retriever foi desenvolvido em meados do século XIX por um criador escocês através de cruzamentos seletivos e elaborados. Ao longo dos anos, suas habilitades foram aprimoradas para atuar na caça de aves aquáticas e entre suas funções, está a de capturar a presa e levá-la em perfeitas condições ao caçador.

  • Você sabia? O termo Retriever, usado na nomenclatura da raça, vem do verbo inglês “to retrieve” que significa “reaver”, “recuperar”.


Comportamento:
Os Goldens são amigáveis, sociáveis e adoram brincar, principalmente buscando e levandos brinquedos ao seu dono. São versáteis e adaptam-se facilmente a qualquer estilo de vida, até mesmo em locais pequenos. São extremamente companheiros, dóceis, pacientes com crianças e fiés à sua família. Obediência e inteligência são características marcantes do Golden, o classificado entre as quatro raças mais fáceis de adestrar segundo Stanley Coren (em seu livro A Inteligência dos Cães).


Curiosidades: Graças ao seu comportamento dócil e por não latir muito, o Golden Retriever é uma das raças escolhidas como cães-guia e terapêuticos para crianças especiais.


Características:
Fisicamente o Golden Retriever é um animal robusto, de cabeça larga e bem desenvolvida, lábios e focinhos escuros, olhos castanhos, orelhas posicionadas na altura dos olhos, cauda emplumada e alinhada ao dorso, patas redondas e pernas dianteiras com boa musculatura.


Pelagem:
Podem ser ondulados ou lisos e de comprimento mediano. Possuem subpelo mais denso capaz de resistir a temperaturas baixas.


Cor:
Normalmente de coloração dourada. As diferentes tonalidades são permitidas, desde o creme passando pelo dourado até o tom avermelhado.


Peso Adulto:
De 35 a 40 kg em média.

Altura: 51 a 61 cm em média.

Expectativa de Vida: 12 a 15 anos.


Particularidades da Raça:
Algumas raças possuem maior predisposição a alterações genéticas do que as outras; a principal que comumente acomete o Golden Retriever é a Displasia Coxofemoral. Para diminuir esse risco, deve-se realizar o controle de imagens radiográficas dos pais, entretanto, isso não garante que o filhote não apresente tal alteração, uma vez que animais dessa raça podem carregar genes de dezenas de gerações antecessoras. O fator genético proporciona 95% dos casos, sendo os outros 5% de causa adquirida, através de pisos pouco aderentes e/ou sobrepeso.