Segunda a Sábado (11) 5555-3932 / Todos os dias (11) 99507-9357 whatsapp / Hotel (11) 99786-2980

Raça Pastor de Shetland

Origem: Grã-Bretanha.


História
: Como seu nome indica, este pequeno cão de pastoreio é oriundo das Ilhas de Shetland, ao Norte da Escócia. É provável que tenha surgido através do cruzamento entre Collie escocês, o “Yakkie ou Yakin” islandês, cão dos baleeiros da Groelândia, e o Spitz, companheiro dos pescadores. Recebeu o apelido de Sheltie que é parecido com o Collie de pelo longo em miniatura. Na metade do século XIX, os habitantes das ilhas começaram a criar cães pequenos e ágeis, chamados de toonies (palavra derivada do norueguês tonn, que identifica as pequenas fazendas das Ilhas de Shetland. Esses cães eram criados para manter os pôneis e as ovelhas longe das terras cultivadas.

  • Você sabia? O Pastor de Shetland é considerado uma raça de Pequeno Porte.


Comportamento
: Cão ativo, vigilante, alegre, de temperamento dócil. Afetuoso e vigoroso, o Pastor de Shetland segundo Stanley Coren, é a 6ª raça mais inteligente entre as demais raças. Brincalhões e ágeis, destacam-se muito em competições e agility, sendo fáceis de treinar e educar.


Características:
Destaca-se pela sua beleza com pelos longos, delicados e doçura de sua expressão. Cabeça triangular e alongada. Seus olhos são amendoados, escuros, exceto no caso dos merles, onde um ou ambos podem ser azuis ou manchados de azul. Orelhas eretas com as pontas dobradas para frentes. Sua cauda tem inserção baixa com pelagem abundante e ligeiramente curvada para cima;


Pelagem:
Dupla; o pelo de cobertura é longo, de textura dura e reta. O subpelo é macio, curto e fechado. A juba e o “babado” são abundantes. O pelo deve ajustar-se ao corpo do animal de maneira que não influencie seu contorno.


Cor:
Zibelina (Marta), Azul Merle, Preto e Branco, Preto e Castanho ou Tricolor.


Peso Adulto:
Aproximadamente 12 kg.

Altura: De 35 a 40 cm em média.

Expectativa de Vida: 12 a 15 anos.


Particularidades da Raça:
Adaptam-se facilmente a qualquer ambiente, porém necessitam de passeios diários. Deve ser escovado com frequência principalmente em perídos de muda.