Segunda a Sábado (11) 5555-3932 / Todos os dias (11) 99507-9357 whatsapp / Hotel (11) 99786-2980

Raça Poodle

Origem: França


História:
Há evidências de que o Poodle seria originário da Alemanha, surgido na Idade Média. Mas a sua origem, reconhecida pela Federação Cinológica Internacional (FCI) é atibuída à terra francesa, onde a raça foi desenvolvida para caçar pássaros aquáticos e aprimorada até chegar ao que conhecemos hoje. Era chamado de caniche (cão de pato) do termo “cane” (pato).

  • Você sabia? O trabalho dos Poodles era tão importante, que desenvolveram Tosas especiais para facilitar seus movimentos na água. A juba, ajuda na flutuação, os “pompons” nos tornozelos para mantê-los aquecidos e o “pompom” na cauda permitia indicar a localização do cão dentro da água e não confundi-lo com a caça.


Comportamento:
Os pontos fortes dos Poodles são principalmente a obediência, submissão e fidelidade. Alegre, brincalhão, cheio de energia e com grande vontade de agradar, liderou por muitos anos o ranking dos cães mais registrados em Kenel Clubes de vários países. Podem tornar-se ciumentos ou dominantes por serem muito apegados aos donos. O Poodle é ótimo companheiro para crianças e é considerado a 2ª raça mais inteligente de acordo com Stanley Coren, autor do livro A Inteligência dos Cães.


Características:
O crânio tem largura menor do que a metade do comprimento da cabeça, moderadamente aspecto oval, lábios finos e apertados, focinho comprido e reto, orelhas longas, pescoço forte, ligeiramente arqueado e proporcional, membros dianteiros retos e paralelos, peito profundo, pernas musculosas, cauda de inserção alta e patas pequenas.


Curiosidades: Os Poodles possuem grandes variedades de tamanho... Partindo do Toy, Anão, Médio e Grande.


Poodles "Toys" de acordo com a CBKC, é o menor padrão para exposição, sendo necessária altura de 25cm até 28cm. 


Poodles menores de 25cm, não são válidos para exposição. Muitas vezes ouvimos o termo "Micro Toy", esse termo não existe através das especificações da CBKC, só é utilizado entre criadores para diferenciar dos Toys.


Pelagem:
Os pelos devem ser abundantes, com textura fina, lanosos, encordoados, cacheados e/ou ondulados. O comprimento é uniforme, não costumam cair e são de particularidade dos Poodles terem propriedades antialérgicas em sua pelagem.


Cor:
Preto, Branco, Marrom, Cinza ou Fulvo (Abricot ou Red). Podendo haver derivações de tonalidade.


Peso Adulto:
Podem pesar de 3 kg a 19 kg de acordo com o seu padrão.
Altura: De 17 a 40 cm em média. 
Expectativa de Vida: 12 a 15 anos.