O Cavalier King Charles Spaniel de hoje é descendente direto dos pequenos Toy Spaniels, vistos em muitas das pinturas dos séculos XVI, XVII e XVIII.
Esses spaniels pequenos tornaram-se muito populares, pois agradavam a muitas famílias com seu jeito afetuoso e apegado. O rei Charles II era um enorme apreciador da raça (explicando o "King Charles" em seu nome), emitindo decretos autorizando a entrada dos Cavaliers em lugares públicos , incluindo o Parlamento e tendo sido até mesmo acusado de ignorar deveres do Estado por causa dos cãezinhos. Com a morte do rei, o Duque de Marlborough tomou frente da raça e nomeou sua cor preferida, o vermelho e branco, com o nome de seu palácio: Blenheim.
Os acasalamentos até então eram feitos sem critérios definidos.
Na época do reinado da Rainha Vitória (1837-1876), os proprietários de Toy Spaniel começaram a selecionar entre os Toy Spaniels, cães de cara pequena e focinho curto e plano, com orelhas baixas e compridas e cabeça arredondada, o King Charles Spaniel “moderno”.
Em 1928, o nome Cavalier King Charles Spaniel foi escolhido para esse padrão de cães.
País de origem
Reino Unido
Características
Peso
5,4 - 8 kg
Temperamento
O Cavalier King Charles Spaniel é um cachorro alegre, amigável, afetuoso, brincalhão e agressividade é algo que desconhece completamente. Por isso mesmo, é um animal de estimação que se dá bem com crianças (mesmo as pequenas), já que não costuma reagir a suas brincadeiras brutas, por mais que elas não devam ser realizadas e a orientação da criança deva ser feita desde o início. O Cavalier tem energia moderada, de forma que irá ter disposição para brincar no quintal com as crianças da família ao mesmo tempo que irá amar fazer companhia para idosos o dia inteiro em seus colos ou seus pés, acompanhando-os em qualquer cômodo que eles forem.
Altura
30 - 33 cm (na cernelha)
Pelagem
Média, sedosa, fina e podendo ter leves ondulações
Cor
Blenheim, tricolor, rubi e preto e castanho
Expectativa de vida
9 - 15 anos