Origem: Grã-Bretanha
História: Descendente dos Spaniel, habitavam a Inglaterra no século XIV. Utilizados como cães de caça, principalmente de galinholas, e as traziam de forma firme e delicada. Seu reconhecimento oficial ocorreu em 1883. Raça muito popular ( a mais conhecida e difundida dos Spaniels), que hoje em dia é considerada principalmente como um modelo de cão de companhia.
- Você sabia? O termo Cocker, usado na nomenclatura da raça, deriva-se do inglês “cockering” que significa “mimar”, “paparicar”.
Comportamento: Extremamente dócil, companheiro, meigo, afetuoso, destemido e ativo. O Cocker tem um olhar triste, o que lhe ajuda a se livrar de broncas e castigos, porém é um cão bastante alegre e brincalhão. Convive bem com outros animais, adultos e crianças, além de se adaptarem facilmente aos diversos ambientes.
Características: Apresenta um corpo robusto, harmonioso e compacto, com orelhas longas recobertas por uma belíssima franja. Seu olhar é expressivo. Sua cauda é mantida horizontalmente e nunca levantada. Seus membros são curtos, com boa ossatura, patas redondas e firmes.
Pelagem: Sua pelagem é lisa, com textura sedosa. Franjas nos membros e sobre o corpo.
Cor: Apresenta variedades de cores como: Fígado Ruão, Fígado e Castanho, Fígado e Branco, Fígado Ruão e Castanho, Tricolor, Preto e Castanho, Preto e Branco, Limão Ruão, Limão e Branco, Azul Ruão, Azul Ruão e Castanho, Laranja Ruão, Laranja e Branco, além das cores Vermelho, Preto e Fígado.
Peso Adulto: Aproximadamente 14 kg.
Altura: 39 a 41 cm em média.
Expectativa de Vida: 10 a 12 anos.
Particularidades da Raça: Vivem bem em apartamento, mas é indispensável passeios diários. É necessário atentar-se as orelhas e mantê-las sempre limpas. Qualquer alteração de cor ou odor deve ser comunicada ao Médico Veterinário.