Nós consideramos os cães como os nossos melhores amigos, e de fato são. Contudo, nossos amiguinhos sentem falta de um amigo da mesma espécie.
Como saber se seu pet precisa de um novo amigo?
Nossos cachorrinhos são verdadeiros amigos, nos doam carinho, amor e nos recebem com felicidade genuína. É gratificante chegar em casa após um dia cansativo de trabalho e ser recebido com toda aquela alegria pelo bichinho de estimação, que para algumas pessoas, são como filhos.
Entretanto, os cachorros têm por instinto viver em matilha. É normal querer e sentir falta de outros cachorros. É possível perceber essa necessidade através do seu comportamento.
Ansiedade por separação:
A carência pelo seu dono pode causar síndrome de ansiedade e até depressão. Por isso, fique atento se seu amiguinho mudar de temperamento, destruir objetos, defecar em locais inadequados ou se automutilar.
Latem muito quando estiverem sozinhos:
Alguns cãezinhos ficam desesperados quando se veem em situação de completo isolamento, eles latem o quanto podem, e não só parece, como realmente eles estão pedindo socorro, eles querem ajuda, eles querem companhia. E a chegada de um novo amigo pode facilmente resolver este problema.
Tentativa de fuga:
Sabemos que eles ficam desesperados sem companhia. E podem tentar até romper portas e janelas, o que é perigoso.
Por isso, alguns cães atacam os donos e as visitas perto desses locais. São chamados de “rota de fuga”, os donos podem pensar que é birra ou vingança, por terem que saírem sem eles, mas não é isso, é um indício sério de estresse e ansiedade, e se deve tomar medidas para ajudá-los no tratamento ou evitar que isso ocorra. A chegada de um novo amigo pode mudar completamente esse comportamento, acabando totalmente com a tais doenças.
Vale ressaltar que a aquisição de um filhote pode trazer vários benefícios para o seu amigo.
Alguns dos benefícios são:
- Se ele já tiver mais de 5 anos, você irá perceber que ele irá rejuvenescer com a chegada do filhote, com a amizade estabelecida entre os dois, ele voltará a brincar, caçar, e consequentemente a fazer muito mais exercícios físicos.
- É bem provável que seu cão volte a ser mais carinhoso como quando filhote, é uma maneira dele disputar atenção com o filhotinho, para que você não dê mais atenção e carinho ao filhotinho.
Vantagens de adquirir um filhote:
Se você adestrou bem o seu primeiro cão, certamente, o seu novo cão aprenderá com ele as normas da casa. Filhotes tendem a imitar os comportamentos dos cães adultos, ele vai aprender rapidamente onde fazer o xixi e o cocô, e você não vai acordar com algumas "surpresas" debaixo da sua cama ou em lugares indesejados.
A maior vantagem sem dúvida é que você não vai mais se sentir culpado por deixar seu cachorro sozinho em casa, ele terá a companhia do seu amigo, vai se divertir, e tédio não vai mais fazer parte da rotina dele. Até porque quando você não estiver em casa, o cão mais velho vai se sentir o líder, e o filhote vai provavelmente obedecer a liderança.
Não é difícil fazer um cão se acostumar com outro, lembre-se de dar carinho igualmente aos dois, dividir a comida entre os dois, ensinando-os a não roubar a comida um do outro, assim não haverá brigas.
Eles costumam se entender por si só, por isso a amizade flui com certa facilidade.
Se você tinha dúvida de que ter um novo amigo para seu cãozinho era a decisão certa, agora já sabe que é uma das melhores coisas que você pode fazer pelo seu melhor amigo e por você também.