A castração é uma das melhores coisas que se pode fazer pelo seu cachorro. No entanto, algumas pessoas acreditam que a castração faz milagres ou que causa mal ao animal.
Para maiores esclarecimentos, elaboramos uma lista sobre as verdades e os mitos da castração. Veja a seguir:
A castração pode ajudar o animal a parar mais em casa – Verdade!
É comum que seu cachorro vá para a rua satisfazer o instinto sexual. Após a castração, essas saídas irão reduzir consideravelmente. Afinal, os machos têm a capacidade de sentir o cheiro de uma fêmea em até 2 km de distância.
Evitando essas saídas, consequentemente diminui o risco de os cães sofrerem acidentes, serem maltratados, roubados ou ficarem perdidos.
A castração previne doenças – Verdade!
A castração feita nas cadelas antes do primeiro cio reduz de 99,95% o câncer de mama e de útero, que geralmente podem desenvolver na velhice. E nos machos, o câncer de próstata também é prevenido.
Em ambos, evita a contração de doenças sexualmente transmissíveis.
Castração engorda o animal – Mito!
Um animal perfeitamente saudável não engorda com a castração, ou seja, se o cachorro tiver uma alimentação adequada e realizar as atividades físicas necessárias, não vai engordar.
O que pode engordar ou tornar o animal obeso é a dieta inadequada, a ingestão excessiva e incorreta de alimentos, pouca atividade física, hormônios e outros fatores.
A castração reduz as brigas entre os machos – Verdade!
Normalmente as brigas entre machos são relacionadas a disputa sexual pelas fêmeas, portanto, os animais castrados brigam menos entre si.
Castração causa sofrimento ao animal – Mito!
O procedimento de castração não causa sofrimento ao cachorro. Assim como os procedimentos cirúrgicos em humanos, os animais também recebem a anestesia e depois são medicados para que não sintam nenhum tipo de dor. É imprescindível que seja realizada a castração em clínicas veterinárias por profissionais especializados, tudo para segurança da operação que é rápida e o cachorro recebe alta em seguida.
Após o cachorro voltar para casa, em poucos dias conseguirá voltar à rotina. É natural que no início ele não sinta vontade de brincar, comer e se exercitar, pois o organismo ainda está se recuperando.
A castração evita gravidez psicológica – Verdade!
Esse é um mal que acomete a maioria das fêmeas. Com a castração, esse mal que as fazem produzir leite e sentir dor nas mamas é totalmente nulo.
Castração custa muito caro – Mito!
Alguns veterinários cobram valores exorbitantes pela castração, mas é possível encontrar clínicas boas e confiáveis que cobram valores mais acessíveis.
E se mesmo assim você pensar que é um gasto desnecessário, lembre-se que esse valor é bem menor que todo gasto que teria para criar ninhadas e ainda evita abandonos. Vale ressaltar que a castração evita e previne doenças. Em suma, a castração pode evitar despesas de um possível tratamento de alguma doença que poderia ser contraída ou desenvolvida.
A castração faz o macho perder a masculinidade – Mito!
Os cães copulam apenas para procriar e não por prazer. A castração acaba com esse instinto de procriação, sendo assim, os machos castrados não se tornam homossexuais ou menos machos.
Com a castração o animal não faz xixi por todos os cantos – Verdade!
Os machos têm a necessidade de urinar para marcar território, e com a castração, essa demarcação de território reduz ou é até eliminada completamente. A vantagem é a diminuição do odor de urina pela casa e no caso das fêmeas, a vantagem é não ter manchas de sangue pela casa ou gastos com absorventes.
Obs.: Em animais adultos, pode acontecer deles continuarem urinando por todo canto por já terem adquirido o ato de marcar território.
O cão castrado sofre por não acasalar – Mito!
Os cães fêmeas ou machos não sofrem por não saberem o que aconteceu. Os órgãos reprodutores são extraídos na cirurgia de castração, assim os efeitos hormonais e instintos de procriação não existirão proporcionando uma vida mais tranquila.
Os órgãos retirados são: útero, ovários, tubas uterinas e testículos.
Antes da castração, a cadela deve ter pelo menos uma cria – Mito!
Para a cadela não faz a menor diferença se teve ou não filhotes. E de forma alguma afetará a sua saúde.
Antes de ser castrado, o cão deve cruzar pelo menos uma vez – Mito!
A castração é recomendada para o cão ainda filhote, assim ele não vai criar o hábito que a maioria dos donos não gostam, que é marcar território com urina por todos os cantos da casa.
A castração reduz o número de animais sem dono. Você pode até doar os filhotes da sua cachorra, mas essa pessoa que pegou o seu filhote poderia estar salvando a vida de um animal abandonado. Pense nisso!
A superlotação de cães é algo real e cada vez mais grave. Com a castração é possível fazer o controle de natalidade.
A castração é importante para a saúde dos animais e para que haja redução de cães abandonados.
Atenção: cães de raça também são abandonados devido à um problema de saúde ou à velhice.
Castre o seu animal!