Ter um cachorro é maravilhoso, mas não se esqueça que estamos falando de uma vida que requer cuidados e exige responsabilidades.
Todo cachorro precisa fazer check-up no veterinário todos os anos, e os cachorros acima de oito anos (idosos) devem diminuir esse período para seis meses.
Mas, em alguns casos, o seu cachorro dá sinal de que precisa ser levado antes ao veterinário.
Veja alguns desses sinais:
Sangramento
O único sangramento normal é quando as cadelas estão no cio. Se encontrar sangue em qualquer lugar do corpo do animal é sinal de problema, o macho nunca deve sangrar.
Leve imediatamente o seu cachorro ao veterinário.
Trauma
- Chorar ao ser pego no colo.
- Dificuldade para andar, levantar e ao deitar.
- Cair de uma grande altura.
- Ser atingido por carro, moto, objetos pesados, etc.
Convulsões
Uma crise de convulsão é o sinal mais claro de que seu cachorro está doente.
A crise pode começar quando o cachorro cai no chão de lado, com as pernas esticadas e a cabeça inclinada para trás, ou pode começar com tremores nas patas, fazendo xixi e cocô involuntariamente.
Dificuldade para respirar
Nota-se essa dificuldade quando o cachorro respira fazendo ruídos e/ou está ofegante. Isso pode indicar problemas respiratórios.
Caroços, nódulos ou edema
Caroços em qualquer lugar do corpo precisa ser verificado pelo médico, ele irá fazer uma coleta simples de amostra que poderá indicar se é benigna. Na maioria dos casos é benigna, porém é mais prudente checar.
Faça massagens diariamente no seu cachorro para sentir machucados, nódulos, caroços e edemas.
Perda de energia
Geralmente os cachorros que são mais ativos, quando ficam mais parados, prostrados e quietos, inspiram cuidados. Pois podem ser sinais de dor nas juntas, artrite, problemas de coração ou apenas fraqueza.
Coçar, lamber ou mastigar a si mesmo
Esses sintomas indicam que seu cachorro está com coceira, que podem formar feridas e falhas no local.
Normalmente a causa é uma alergia, que pode ser alimentar ou de contato.
Sarna canina, pulga e carrapatos também podem ser a causa das coceiras.
Animais que ficam muito tempo sozinhos também podem apresentar este quadro devido a stress, depressão ou solidão, este último, se ficar muito tempo sozinho, indica que precisa ter um novo amigo. Você pode entender melhor este caso aqui.
Cheiro ruim
Um cheiro mais forte que o comum pode denotar uma infecção.
Então cheque: orelhas, bocas, dentes e glândulas anais.
Só um profissional qualificado pode dar um diagnóstico preciso.
Tossir e espirrar
- Gripe canina
- Coriza amarela esverdeada também indica gripe.
- Tosse de canil
- Pneumonia
- Infecção no trato respiratório
Normalmente para todas essas patologias serão receitados antibióticos. Mas apenas o veterinário tem propriedade e autoridade para indicar o melhor medicamento.
Beber mais água que o normal
Se não houve aumento de exercícios físicos e seu cachorro bebe água em excesso, pode ser indicação de diabetes, problemas renais e outras disfunções.
Preste atenção se o pote de água está ficando vazio rapidamente e se ele busca água em outros locais, tipo poças, vasos e outros potes.
Orelhas avermelhadas ou com muita cera
Como todos sabemos, a audição dos cães é mais apurada que a nossa, mas se apresentarem vermelhidão ou muita cera, pode ser sinal de otite. O veterinário vai receitar os medicamentos corretos para o tratamento.
Cachorro pressionando a cabeça na parede
Muitas pessoas acham que não é algo tão anormal. Mas, pode indicar sérios problemas de saúde, incluindo problemas no sistema neurológico, distúrbio metabólico ou algum tipo de envenenamento.
Acidentes inesperados - Fezes e urina
Os cães são como nós humanos, e os acidentes em casa, problemas intestinais e sangue na urina podem ser muito graves a saúde, podem resultar em pedra na bexiga e uma internação na UTI. Precisa de tratamento e acompanhamento de um veterinário.
Aumento ou perda de peso
A perda e o ganho de peso podem revelar que a saúde do seu cachorro está debilitada. É imprescindível que os donos tenham o costume de pesar seu cachorro regularmente.
- A perda de peso pode indicar: diabetes, anemia, desnutrição ou que seu cachorro tenha parado de comer por sentir algum tipo de dor.
- O ganho de peso pode indicar: problemas na tireoide, abdômen distendido ou problemas na glândula adrenal.
Vômito e diarreia
Se seu cachorro vomitar várias vezes ao dia ou vomitar e ter diarreia ao mesmo tempo, se regurgitar muito alimento e um líquido branco ou amarelado, tem que ser levado imediatamente ao veterinário.
O veterinário vai checar se há parasitas intestinais ou obstrução intestinal. No entanto, se for só diarreia pode ser que seu cachorro esteja com giárdia e esse verme precisa ser tratado com urgência.
Cachorro mancando
Cachorros podem mancar devido a todos esses sinais já mencionados, porém isso pode denotar displasia, câncer nos ossos, ruptura de ligamento, artrite ou algo preso nas patas. Fique atento!
Como pode notar, existem muitas doenças que podem acometer os nossos grandes amigos, e não queremos que eles fiquem doentes e que sintam dores, não é mesmo? Então leve seu cachorro ao veterinário regularmente ou se apresentar algum destes sinais.
Adquirir um cachorro, é tomar para si a responsabilidade de proporcionar o bem estar e cuidar da saúde dele.