Os cachorros amam lamber e morder, ainda mais quando filhotes, e é um desafio manter o hálito fresco e saudável do nosso amigo.
Se você também tem essa dificuldade, leia este post até o final para saber como resolver esse problema.
O mau hálito pode ser algo perturbador, tanto para você que convive com ele, quanto para ele.
Faça a escovação no seu cachorro
Se seu cachorro sofre com esse mal, você pode reduzir consideravelmente com a própria escovação diária. Se o seu cachorro não está acostumado, comece com uma dedeira própria para escovação, passando ao redor da bochecha e dos dentes, fazendo a escovação de forma leve para que ele se acostume com o seu toque.
Faça isso todos os dias. Quando perceber que o seu cãozinho já está acostumado, você deve dar um passo à frente, adquira uma escova própria para cachorros.
O ideal é fazer a escovação diariamente, mas sabemos que a correria do dia a dia, muitas vezes pode impedir que tenhamos tempo para fazê-la com tanta frequência, nesse caso, é recomendado que faça a escovação pelo menos duas vezes por semana.
Cachorros com lábios grandes podem desenvolver mau hálito patológico devido acúmulo de saliva, comida e bactérias. Faça a limpeza diária das paredes internas da boca do cachorro pelo menos uma vez durante o dia.
Essa limpeza deve ser feita com pano macio e água morna, em alguns casos pode utilizar antibactericida bucal apropriado para o seu cachorro.
Em casos de sangramento, inchaço e de vazamento de secreção leve seu animal imediatamente ao veterinário.
Deve-se tomar alguns cuidados durante a escovação, são eles:
-
Não seja agressivo e não grite
O cachorro assimila suas atitudes com a ação que está sendo feita, logo, nesse momento você acaba agindo de maneira rude e agressiva, ele vai entender que esse ato de escovação é ruim, fazendo ele rejeitar a escovação, e isso não é o que queremos, não é mesmo?
Então, assim que terminar a escovação faça a festa e seja gentil. Mostre para ele que toda vez que ele fizer a escovação, ele terá benefícios, você pode brincar, dar carinho e dizer palavras agradáveis.
-
Não use creme dental comum
Utilize cremes dentais próprios para animais. O creme dental comum, usado por nós, tem compostos químicos que não são recomendados para o seu cachorro, ainda mais sabendo que a probabilidade do seu cachorro ingerir o creme dental é imensa.
Se seu cachorro tem gengivite e doença periodontal, o seu veterinário pode indicar a utilização de creme, gel, spray para higiene oral ou aditivo de água que contém clorexidina, que limpa a boca do seu cão, ajuda a proteger dentes e gengivas, previne placas e combate bactérias.
Se o seu cachorro é sensível e apresenta resistência a procedimentos mais efetivos, o veterinário pode recomendar aditivo de água sem clorexidina. Pois estes não possuem gosto e cheiro.
Faço a escovação diária e mesmo assim o meu cachorro continua com mau hálito
Se o mau hálito persistir, indica que a causa do mau hálito do seu cachorro vai além da higienização, ele pode ter desenvolvido tártaro, e nesses casos só um veterinário especializado conseguirá remover.
É imprescindível que você leve seu cachorro ao veterinário regularmente, essas consultas periódicas podem evitar a ocorrência de muitas doenças.
Dica extra: Ofereça a ração seca todos os dias
Diminua o máximo que puder da ração úmida. Uma das coisas que podem combater o mau hálito é a utilização de ração seca com frequência. Você pode dar aqueles ossos para cachorros várias vezes durante a semana.
Os Pet Shops oferecem uma série de petiscos e brinquedos que ajudam a manter a saúde bucal canina em dia. Aproveite a imensa variedade e utilize sem medo.
Fique atento!
Algumas doenças gastrointestinais podem causar mau hálito.
Nesse caso só um veterinário pode indicar o devido tratamento.
Tratando a doença, vai consequentemente diminuir ou acabar com o mau hálito do seu cachorro.
Nossos cachorros, além de serem nossos companheiros inseparáveis, precisam de amor, carinho e cuidados.