Os animais de estimação são uma excelente companhia para seus donos, porém eles podem ser responsáveis pelas alergias. É por isso que vamos te mostrar alguns cuidados para quem é alérgico e tem animal em casa.
Não pense que só porque você é alérgico nunca poderá ter um animal em casa. É possível sim conviver com um bicho de estimação mesmo tendo alguma alergia a isso.
A pele, a saliva, os pelos, a urina, são vários os fatores que podem ter uma substancia alérgica que ativam os sintomas em quem é geneticamente predisposto.
Normalmente, a principal causa das alergias é a quantidade de ácaros que esses animais acumulam. Mas saiba que eles não são os únicos responsáveis pelo problema de saúde. Confira mais a seguir!
Quais os cuidados para quem é alérgico e tem animal em casa?
Alguns estudos científicos comprovaram que o convívio com animais de estimação pode estimular o organismo a se defender de outras alergias.
A alergia pode ser manifestada tanto com sintomas dermatológicos, como urticárias, quanto os respiratórios, como a rinite e asma.
E para preveni-la, você deve investir em cuidados com higiene, tanto pessoal, quanto para os próprios bichos e para a casa. Confira agora todos os cuidados que você precisa ter:
Cuidados pessoais
- Evite que o pet aproxime-se das suas vias respiratórias. Por isso, não o cheire e nem deixe que ele lamba ou encoste em seu nariz ou boca. Tente evitar ao máximo o seu rosto perto do corpo dele.
- Não durma com seu pet e nem deixe que ele suba em sua cama, pois a cama estará mais suscetível ao fungo, podendo te contaminar (principalmente no travesseiro). Sem contar que enquanto dorme ele pode se aproximar de suas vias respiratórias.
- Coloque-os na parte externa da casa. Mantê-los em locais fechados só aumenta a possibilidade de fungos, além de você ficar mais tempo em contato com ele.
- Quando fizer a limpeza das necessidades do animal, utilize luvas.
Cuidados com os pets
- Dê banho uma vez na semana, para manter o pet bem higienizado. E não se esqueça de secá-los bem para não acumular fungos.
- Escove-o diariamente, pois assim ele irá eliminar menos pelos, ácaros e pele morta. Faça isso em locais arejados.
- Faça a tosa de 15 em 15 dias ou de mês em mês, dependendo da quantidade de pelos que ele possui.
- Higienize uma vez na semana os itens de uso pessoal do animal, como caminhas, pratinhos, brinquedos, pois eles também podem ter agentes que te façam mal. Para fazer a higienização é ideal usar água quente e sabão neutro.
Cuidados com a casa
- Mantenha sempre sua casa bem iluminada e arejada. Deixe as portas e janelas abertas para que o ar possa circular e reduzir os odores.
- Use produtos específicos para limpeza do cantinho do animal, pois assim, os resultados serão mais eficazes com relação à higienização.
- Passe aspirador de pó ou até mesmo um pano úmido para remover a sujeira que está em excesso. Evite usar vassoura, pois isso pode espalhar ainda mais os agentes alérgicos.
- Toda semana coloque as almofadas, cortinas, travesseiros, cobertores, toalhas e tapetes para tomar um banho de sol. Isso faz com que muitos fungos sejam eliminados. Depois bata tudo e coloque de volta no lugar.
- Mantenha um canto organizado para que o animal possa ficar, pois assim a convivência será mais tranquila e ele não ficará estressado com o caos.
- Tenha um cantinho só para ele, mas separe o local das refeições do local das necessidades fisiológicas para que não fique contaminado. Troque os jornais por tapetes higiênicos, pois são mais fáceis de higienizar.
Esses são alguns dos cuidados para quem é alérgico e tem animal em casa. Se você seguir todos esses itens, verá que sua alergia não atacará como antes.
Está pensando em ter um novo pet? Leia também o artigo sobre as Dicas de nomes para o seu filhote. E não deixe de comentar e compartilhar com todos os seus amigos.