Quem possui cães idosos costuma notar algumas mudanças de comportamento e isso é algo comum. Nessa fase delicada, os animais não conseguem mais agir como antes e por isso, mudam.
Infelizmente, a vida de um cachorro é bem mais curta que a nossa. A partir dos 7 anos ele já pode ser considerado um cão idoso, e é aí que começam as primeiras transformações.
Muitas vezes o cão para de seguir algumas regras impostas, porém, isso não quer dizer que ele não as entende mais, e sim que ele pode não estar sendo capaz de segui-las.
Para te ajudar nós vamos listar alguns sinais de que esta fase chegou, mostrando quais os comportamentos que podem mudar.
Quais são as mudanças de comportamento em cães idosos?
Algumas mudanças de comportamento são bem comuns nessa fase. De repente os cães começam a agir de uma maneira não habitual, fazendo coisas que nunca fizeram antes.
Às vezes, eles passam a fazer suas necessidades fisiológicas no lugar errado, comer objetos que antes não tinham interesse, andar pela casa de maneira desordenada, latir ou rosnar para as pessoas ou outros cães e muitas outras coisas.
Confira agora quais as mudanças de comportamento comuns em cães idosos:
Agressividade e Irritabilidade
Se o seu cão sempre foi dócil e calmo, e do nada ficou agressivo e irritado, esse pode ser uns dos sinais de que a velhice está chegando. O comportamento agressivo pode estar ligado a problemas de saúde.
Esses problemas podem deixar o animal fragilizado e inseguro. E também, ao longo do tempo eles começam a perder a audição e a visão, os deixando ainda mais incomodados e assustados.
Com isso, uma situação qualquer pode representar um perigo para eles e assim, eles ficam agressivos e irritados.
Medo de ficar sozinho
Os cães mais velhos possuem mais dificuldade de se locomover, urinar, defecar, enxergar e ouvir. E com isso, eles se sentem mais indefesos, ainda mais quando seus donos não estão por perto.
Por isso, eles não gostam de ficar sozinhos. Além disso, esses animais costumam ficar mais ansiosos do que o normal, e essa ansiedade por uma possível separação, aumentam ainda mais o nervosismo dos cães e também modifica seus comportamentos.
Existem algumas atitudes que você pode tomar que irão minimizar essa ansiedade, como:
- Levar os cães em hotéis para cachorros que possuem uma estrutura para receber animais idosos. Assim, eles os ensinarão a relaxar e ficar mais tranquilos.
- Mudar a rotina para que eles não fiquem ansiosos sabendo qual a hora que você irá partir.
- Deixe-o sozinho de forma gradativa. Comece com pouco e depois vai aumentando. O ideal é que você saia e logo volte e analise como ele se comportou. Aos poucos ele irá ficar mais tranquilo e quando isso acontecer, você deverá recompensá-lo com biscoito ou brinquedo.
- Quando notar que o cachorro está se sentindo sozinho e mais quieto, um novo cachorro pode ser a solução. Com um novo amiguinho por perto, ele ficará mais estimulado e feliz. Isso pode, inclusive, aumentar a expectativa de vida do animal.
Mudanças no sono
Em consequência à irritabilidade e às alterações das funções do organismo, pode ocorrer uma insônia noturna. Assim, o cãozinho passa a trocar o dia pela noite.
Por isso, é comum a gente se deparar com eles vagando pela casa durante a madrugada. Além disso, outra mudança de comportamento é que eles passam a uivar bastante.
O ato de uivar pode estar ligado a problemas médicos. Por isso, é importante que você cuide da saúde do seu animalzinho. Leve-o sempre em especialistas que serão capazes de te auxiliar com os melhores cuidados.
Resolvendo as possíveis enfermidades, provavelmente você conseguirá suavizar as alterações no sono do cão. Assim, ele passará a regular sua hora de dormir a noite e terá mais tranquilidade.
Esquecer os comandos
Assim como acontece nos humanos, os cães idosos se esquecem de algumas coisas que aprenderam há muito tempo atrás. Nessa hora o seu papel será de fundamental importância.
Você deve manter a calma e ajudá-lo a ultrapassar todos os obstáculos que essa idade proporciona.
Você deve entender e aprender a lidar com as mudanças de comportamento dos cães idosos para que você possa auxiliá-lo. Para saber mais sobre o mundo canino, continue acompanhando nosso blog.
Importante: Quando perceber qualquer tipo de mudança no cachorro, o ideal é levá-lo ao veterinário para fazer um check-up. Existem grupos de exames próprios para cachorros com idades mais avançadas.