A depressão em cães muitas vezes é causada por uma mudança repentina no ambiente do cão ou na rotina diária. No entanto, também pode ser devido a um problema de saúde subjacente.
Nesse artigo, iremos analisar os sintomas, as possíveis causas e o tratamento da depressão canina.
As pesquisas mostram que os cães têm uma ampla gama de emoções, como felicidade, orgulho, culpa, vergonha, constrangimento, ciúmes e depressão.
Como lidar com a depressão em cães
Cães são animais de hábitos. Eles não gostam de mudanças, por isso, se houver uma mudança drástica no ambiente de um cão, é muito provável que o cão se sinta ansioso.
A ansiedade prolongada leva à depressão em cães. De fato, a “mudança” é a causa número um de depressão em cães.
Felizmente, os cães geralmente são animais felizes e vivem no momento. Se a depressão não é causada por um problema de saúde, a maioria dos cães pode se recuperar da depressão depois de algum tempo.
Entretanto, a depressão crônica prolongada pode enfraquecer o sistema imunológico de um cão, tornando o cão mais propenso a doenças. Então, se seu cão tem depressão crônica, você precisa obter ajuda do seu veterinário.
Sintomas de depressão canina
Então, como exatamente podemos saber se um cão está deprimido ou não?
Clinicamente, a depressão canina é definida como:
"Uma diminuição acentuada na atividade do cão, ele passa a maior parte do tempo deitado, é desinteressado em seu ambiente e exibe pouco ou nenhum interesse em comer."
Então, se o seu cão perdeu recentemente o interesse pelos seus jogos favoritos, não quer brincar ou dar uma volta; se ele parece letárgico e mole na maior parte do tempo ou se ele perdeu o apetite, então seu cão pode estar deprimido.
Outros sinais de depressão canina incluem:
- Perda súbita e drástica de peso
- Queda anormal de pelos repentina
- Dormir muito
- Não beber água suficiente
- Movendo-se e andando devagar
- Escondendo (auto isolamento)
- Mostrando sentimentos de ansiedade
Causas da Depressão Canina
Como mencionado acima, os cães gostam de rotinas e não gostam de mudanças.
Qualquer alteração no ambiente do cão pode causar sentimentos de ansiedade e, consequentemente, depressão. Exemplos de mudanças que podem desencadear depressão em cães incluem:
- Perda ou morte de um membro da família (pode ser outro animal de estimação ou um membro humano) - Isso pode levar a tristeza e depressão.
- Adição de um novo membro da família (por exemplo, um novo animal de estimação ou um bebê humano) - Isso pode desencadear sentimentos de ciúme e depressão.
- Movendo-se para um novo ambiente (por exemplo, uma nova cidade) - Isso pode levar a ansiedade e depressão.
- Deixado de repente sozinho na casa - Isso pode resultar em solidão, ansiedade de separação e depressão.
Além do exposto acima, algumas vezes mudanças no clima podem fazer com que alguns cães se sintam deprimidos.
Problemas de saúde
- Muitas vezes, os cães mostram sinais de depressão quando não se sentem cem por cento bem.
Mudanças súbitas no comportamento e temperamento de um cão muitas vezes significam que o cão tem algum tipo de problema de saúde, que pode ser uma doença aguda ou um distúrbio crônico.
Se o seu cão apresentar sintomas de depressão repentinamente, ele pode estar sofrendo de um problema súbito de saúde, como:
- Uma infecção aguda
- Hipoglicemia
- Envenenamento
Se seu cão estiver deprimido e apresentar sinais de depressão por algumas semanas, é possível que ele esteja sofrendo de uma doença crônica, como:
- Artrite
- Pancreatite
- Falência renal
- Câncer
Leve seu cão ao veterinário se ele parecer deprimido, bem como se a depressão em seu cão não parece ser causada por uma mudança no ambiente, ou se os sintomas da depressão continuarem por mais de uma semana.
Tratamento da Depressão em cães
Uma vez que a depressão pode ser um sinal de um problema de saúde subjacente, é importante levar o seu cão a um veterinário para um check-up médico, se ele estiver mostrando sinais de depressão.
Após o check-up, o seu veterinário estará em uma posição melhor para aconselhá-lo sobre um tratamento para lidar com o problema.
- Se a depressão do seu cão não é devido a qualquer problema de saúde, mas é causada por uma mudança no ambiente, a melhor maneira de ajudá-lo é mostrar-lhe muito amor e carinho.
Se possível, passe mais tempo de qualidade com o cão - jogue seus jogos favoritos, faça longas caminhadas juntos e converse com o cachorro com uma voz suave. Tudo isso pode ajudar muito a elevar seu humor.
Se o seu cão está deprimido por causa da solidão ou tristeza causada pela perda de outro animal de estimação em sua família, tente fornecer mais oportunidades para o seu cão se socializar com outros cães em parques, ou escolas de treinamento para cachorros, etc.
Uma ótima opção de tratamento para a solidão do seu pet é adquirir um novo amigo canino, assim ele não ficará mais sozinho e terá sempre com quem interagir.