Todo mundo sabe que cachorro tem medo de fogos, mas nem todos sabem o que fazer para amenizar essa situação. Por isso, nós vamos te ajudar a solucionar o seu problema.
Não apenas os fogos de artifício, mas o barulho em si, como acontece em trovões, podem assustar bastante os bichinhos. Essa é uma fobia bem comum entre os cães.
Felizmente, existem algumas coisas que você pode fazer para ajudar o seu cão a passar por esses períodos de fogos com mais tranquilidade (que acontecem geralmente no final do ano ou em finais de jogos de futebol).
Ficou interessado? Então continue acompanhando e veja como a gente pode te ajudar a solucionar o problema de que seu cachorro tem medo de fogos.
O que fazer para ajudar o cachorro que tem medo de fogos?
Uma das recomendações para que você deixe seu animal mais tranquilo e calmo na hora dos fogos é praticar a situação antes que ela ocorra. Não entendeu? Calma! Nós vamos explicar.
Quando tiver um tempo treine seu cachorro para que ele possa achar esse barulho normal. Para exemplificar melhor, vou mostrar o passo a passo do que você deve fazer:
- Procure um vídeo que tenha o barulho dos fogos de artifício
- Coloque esse vídeo para o seu animal ouvir, com o som mais baixo possível. Deixe tocar várias vezes por dia, mas de forma bem tranquila e sem que ele fique assustado.
- Associe o som que os fogos fazem a algo que o cão goste, por exemplo, dê um petisco, cafuné, brinquedo, etc.
- Aos poucos, comece a aumentar o volume do vídeo. E continue associando os fogos com algo que ele goste, assim ele irá pensar que o barulho de fogos é sinônimo de coisa boa.
- Caso você aumente demais o volume e ele se sinta com medo, abaixe o volume novamente até que ele possa se sentir confortável.
- Repita isto diariamente até que o cachorro se sinta confortável para ouvir esse som sem ficar com medo.
Caso não dê certo, existe outra solução?
Se você não tiver tempo de preparar o seu cão para se adaptar aos fogos, você deverá tomar algumas atitudes no dia para amenizar o medo. As próximas dicas serão válidas para animais que tenham um nível médio de medo.
- Não mude seu comportamento
As pessoas tendem a dar mais carinho que o normal, como uma forma de proteção ao animal. Porém, eles associam o medo ao carinho e isso é um problema.
- Tente não reagir aos fogos
Sua linguagem corporal diz muito para o cãozinho, por isso, não passe insegurança para não deixá-lo também inseguro.
- Tente camuflar o som
Faça o possível para que o som dos fogos seja abafado. Ligue a tv, o som, o ventilador, feche a janela, o que achar melhor.
- Não force seu cão a nada
Deixe que ele faça o que quiser. Se quiser se esconder, deixe. Não o obrigue a fazer nada que ele não queira, pois isso pode aumentar ainda mais o medo, fazendo com que ele se torne agressivo.
Para casos severos
Se o seu cão for um caso extremo de medo, você deverá conversar com o veterinário para saber se esse é o caso de utilizar medicação. Pode ser algum sedativo ou remédio para ansiedade.
Isso vai deixá-lo mais calmo quando for acontecer. Nesse caso, você deve utilizar em datas que os fogos são estão programados, como no ano novo, partidas de futebol, etc.
Alguns cuidados importantes são:
- Não deixe seu cachorro sozinho
- Não deixe seu cachorro acorrentado
- Tranque o portão e fique atento para alguma tentativa de fuga
- Não tente acalmá-lo, nem o abrace.
Seu cachorro tem medo de fogos, mas agora você já tem a solução. Seguindo as dicas dadas acima você ipoderá ajudá-lo a superar este problema.