Frio é uma coisa que todo mundo sofre, não é mesmo? Se você, um humano fortão, sofre na hora de acordar, tomar banho, etc, imagine um pequeno cãozinho? Ou mesmo o seu gatinho. Com certeza eles devem sofrer demais. Isso, por terem pouco peso, que resulta numa pouca utilização de seu metabolismo para gerar calor. Sendo assim, os animaizinhos tendem a sofrer muito no frio, principalmente os mais magrinhos.
Então, não precisa pensar que roupas e banho com água quente no inverno são mera frescura, ou mesmo mimos e exageros. Muito pelo contrário, nestes tempos mais gelados, muito especialistas recomendam uma atenção especial, e mais séria quanto ao cuidado com o seu bichinho.
Pensando nisso trouxemos algumas dicas legais:
CACHORROS
Cães novinhos ou mais idosos sentem mais o frio. Os mais novos não tem uma pele mais desenvolvida e isso pode trazer ao seu cãozinho aquela tremedeira característica. Já os mais velhos, principalmente que sofrem de problemas ósseos, como artrose, podem sentir dores na coluna e nas articulações.
-
Chuva ou vento: isso pode causar problemas.
A chuva e o vento podem trazer doenças ao seu animal, como a gripe, entre tantas outras devido a baixa imunidade.
-
Roupinhas, além de bonitinhas, protegem.
Uma roupinha no seu cão nunca vai mal não é? Por isso, no inverno além de deixar o seu cãozinho protegido, aproveite para deixá-lo também bem fofinho!
-
Caminhas especiais.
Usar caminhas que tenham algum tipo de isolante térmico para que a espuma não fique em contato direto com o chão gelado pode ser uma ótima. Muitas vezes, apenas elevar a cama por meio de um estrado já resolve.
-
Vamos aquecer?
Cobertores, edredons, entre outros tecidos quentinhos podem ajudar, principalmente aqueles amiguinhos que passam o dia sozinhos enquanto os papais vão para o trabalho.
-
E as vacinas?
Nem é preciso falar que as vacinas devem estar em dia para evitar doenças, né?
-
Já sei, vou colocar um aquecedor!
Melhor evitar, viu? Os aquecedores podem deixar o ambiente quente, porém seco e isso, no final das contas, acaba se tornando ainda mais prejudicial. Mas se o clima estiver muito gelado e não tiver jeito, coloque uma bacia com água junto ao aquecedor para manter a umidade. Mas lembre-se de deixar a bacia em um local alto para que o cachorro não beba esta água.
GATOS
Já com os felinos, os cuidados são diferentes, mas nem tanto assim, afinal frio todo mundo sente. E para saber se o seu gatinho está com frio ou não, uma dica bem legal é ver se as extremidades como patinhas e ponta das orelhas estão geladas.
-
Banho de sol, gostoso né?
Estimular o seu bichano a tomar banhos de sol frequentes ajudam a aquecer o corpinho externamente evitando a hipotermia.
-
Caminha elevada também ajuda.
Da mesma forma que nos cães, colocar um estrado, ou mesmo elevar a caminha para não deixar em contato com o chão frio pode ajudar e muito.
-
Gatinhos de pelagem curta merecem usar roupinhas.
É sempre bom colocar roupas em gatinhos com pelagem curta no frio.
-
Vamos nos esconder do frio?
É sempre melhor optar por caminhas em formato de IGLU para, além dele se esconder no dia a dia, aproveitar para se esquentar.
-
E sobre as vacinas, nem precisa falar né?
Manter as vacinas em dia é sempre o ideal e no frio é bom ter certeza de que o animal esteja ok com a vacina contra rinotraqueíte.