Chocolate e cães não combinam, isso pode intoxicar seu bichinho.
Existem vários alimentos humanos que não são saudáveis aos cães. Se você é daqueles que fica com dó do seu animalzinho comer apenas "coisas de cachorro", e dá para ele alimentos como café, cebola, alho, tomate, chocolate entre outros alimentos, pode parar já! Se você gosta de dar esses alimentos ao seu amiguinho achando que está agradando, perceba que está fazendo exatamente o contrário: está intoxicando o seu bicho e com isso diminuindo sua longevidade.
Dentro deste cenário de alimentos, estão também elementos como carboidratos, e a teobromina, encontrada no chocolate e sendo a mais perigosa substância que podem ser consumidos pelos cães. No caso da teobromina, ela fica mais perigosa conforme o teor lipídico aumenta, sendo que ele é maior em chocolates mais amargos.
O que pode acontecer é o surgimentos de pequenas manifestações clínicas como diarréia, vômito, polidipsia, poliúria, excitação, tremores, taquicardia ou bradicardia, febre, respiração acelerada, convulsões, coma, ou até, alguns casos, também pode ocorrer hemorragia intestinal, seja logo após a ingestão ou dentro de 6 a 12 horas depois, podendo durar até 3 dias. No caso da teobromina, que tem meia-vida de 17.5 horas, pode continuar no organismo até 6 dias depois de ser ingerida, isso porque ela é excretada via fígado e não via rim. Então, a quantidade tóxica não precisa ser ingerida de uma única vez, já que a substâncias pode se acumular no órgão do animal.
Lembrando também que a quantidade tóxica de substâncias podem variar de acordo com o peso, sensibilidade do animal e o tipo de chocolate. Por exemplo, se um cãozinho de 2 Kg ingerir uma barra (120g) de chocolate, pode ser letal. Porém se um animal de porte maior realizar essa ingestão pode ter problemas gastrintestinais sérios ou até problemas neurológicos.
Então, em caso de intoxicação por chocolate, leve o seu cãozinho ao veterinário em até 3 horas para que as medidas necessárias como indução ao vômito sejam tomadas. Porém se passar um tempo a mais da ingestão do alimento, será necessário realizar uma lavagem estomacal, já que o chocolate é composto por lipídios e, por essa causa, pode grudar na parede estomacal afetando assim toda a mucosa que existe por lá.
Então, lembre-se: nunca dê chocolate ao seu amiguinho, ao invés de estar fazendo um bem, tirando dele a vontade de comer, você está apenas diminuindo seu tempo de vida.