Você já deve saber que os cães são seres muito sociáveis, não é mesmo? Mas mesmo sendo umas gracinhas, carinhosos e super divertidos, algumas pessoas tem dificuldade de entender que cães não são seres humanos. Na realidade, quando os cachorros nos encaram, especialistas dizem que eles nos veem como outros cães e que, a sua família, na realidade, é uma grande matilha.
Sendo assim, por viverem numa sociedade organizada (matilha), com papéis bem definidos, onde cada cão tem uma posição estabelecida, na nossa casa, o processo não é diferente. Mas o líder deve ser sempre um só, no caso, você.
Vendo tudo isso desta maneira, uma coisa é certa: devemos enxergar a nossa casa e o mundo pelo olhar de um cão e não de um humano.
Afinal, já que nos colocamos à disposição para sermos seu tutor, também devemos mudar o nosso comportamento para que o seu cãozinho entre na sua vida de forma plena e feliz.
E para que isso aconteça da melhor maneira, pensamos em algumas dicas legais para você educar o seu bichinho sem deixá-lo triste, depressivo ou mesmo confuso em suas atitudes.
E quanto aos castigos, como você deve fazer?
Para se castigar um cão você precisa ver se está aplicando castigos positivos ou negativos.
O objetivo de tudo é sempre educar seu animalzinho, e nada mais legal do que fazer isso da melhor maneira
Castigos que devemos evitar
Existem alguns castigos negativos, que precisamos evitar a qualquer custo. Isso porque você pode afetar a saúde física e mental do seu cão.
-
Castigo verbal
Gritar, insultar, ou corrigir o seu cão com alguma agressão verbal não vai fazer com que ele obedeça. Além dele não falar a sua língua e entender o mundo à sua volta de uma maneira diferente da sua, não é gritando que você fará com que ouça as suas ordens. Seu cão também não é surdo, aliás ele escuta muito bem
-
Castigo Físico
Esse é o pior de todos os castigos: quando você agride, nem que seja levemente seu animal para que ele aprenda o que é certo ou errado. Além de ser uma forma de mal trato ao animal, o cão pode parar de ligar para as broncas e entender cada vez menos porque é castigado.
-
Não o tranque
Trancar o seu cão é uma crueldade: neste momento, coloque-se no lugar dele, e pergunte-se se faria isso com você mesmo. Além do mais, o animal não entende porque você está fazendo isso. E uma atitude dessas só aumenta sua angústia, a ansiedade e o fará ficar muito triste e provavelmente ele poderá até chorar.
Lembre-se que este tipo de castigo nunca trará resultados positivos. Isso porque você não estará ensinando o seu cão e sim o punindo de forma grave.
Castigos positivos, ou também conhecidos como reforço positivo
Isso também pode ser conhecido como treinamento, ou seja, você deverá repetir, com carinho, compreensão e recompensas, as atitudes positivas do seu cão. Assim, ele vai decorar o que deve ser feito para ganhar algo bom na sua vida, que seja prazeroso. Depois disso, ele vai perceber que, o que fazia antes, não era reconhecido, então não existe prazer em realizá-lo.
Lembre-se que o seu cão vai sempre atrás do maior bem-estar possível e voltará a praticar as melhores ações depois de ser premiado repetidas vezes por isso.