Quais são os cuidados quando sua cachorrinha entra no cio?
É a natureza: chega uma hora na vida das fêmeas que elas entram no período fértil, ou também conhecido como cio. Neste momento, é preciso ter muito carinho e principalmente paciência com sua menina, pois ela sofre muito com esse tipo de situação. Por mais que custem algumas noites de sono, ou mesmo, lidar com alguns sangramentos durante o dia, ou a madrugada, ou lidar com o risco de engravidar, tratar esta situação com muito amor é o remédio ideal para o período do cio passar sem maiores preocupações.
O que é "entrar no cio"?
Entrar no cio significa que a cachorrinha entrou em seu ciclo menstrual, ou período fértil. Isso quer dizer que ela está biologicamente pronta para a reprodução. Diferente dos humanos, o ciclo menstrual dos cães se inicia logo após o sexto mês para animais de porte pequeno ou entre o 15º ou o 18º mês para os de porte maior. Além disso, a duração também pode variar conforme o tamanho da cachorrinha, sendo que na média o cio ocorre duas vezes ao ano, tendo duração de 21 dias.
E para saber se o seu animalzinho está no cio, é simples: perceba se a vulva está mais inchada que o normal, se ocorrem pequenos sangramentos na área, se ela está lambendo o local frequentemente, se ela está mais agitada que o normal e aumento da frequência urinária.
Alguns cuidados importantes:
- Ao passear:
Procure evitar passeios ao ar livre durante o período e caso você sempre tenha o costume de fazer passeios todos os dias, procure realizá-los em locais cercados para que ela não tenha contato com cães machos.
- Tenha muita paciencia
Como foi dito acima, o carinho, amor e a paciência são ingredientes fundamentais para este período onde os hormônios podem causar grande estresse ao animal, ou mesmo grande ansiedade, somada à agitação. Então é preciso sempre reiterar as regras já pré estabelecidas em casa, mas sem punir com maior severidade ou exageros nas broncas: lembre-se que ela está emocionalmente frágil durante o cio e não há necessidade de deixá-la traumatizada.
E sobre castrações, como devo prosseguir?
Uma coisa é fato, pela castração, retirar todo o aparelho reprodutor (ovários, útero, entre outras terminações nervosas) a sua cachorrinha nunca mais vai entrar no cio, ao mesmo tempo que não terá mais chances de ficar grávida.
A castração cirúrgica, além de retirar este incômodo aos donos de pets fêmeas, pode ser de grande ajuda à saúde do animal, caso seja feita antes do primeiro cio. Isso porque a falta de hormônios pode reduzir em muito doenças como o câncer de mama e definitivamente o câncer de útero, já que o aparelho foi completamente retirado.
É interessante realizar essa prática para que sua cadelinha ganhe mais tempo ao seu lado, mas tome muito cuidado com isso. Vá a um veterinário responsável e que tenha experiência no assunto, pois, caso reste uma pequena célula do ovário no local, o cio ainda poderá ocorrer, assim como os sangramentos e as atrações de machos, além claro, da produção de hormônios e riscos à saúde do animal em sua velhice.