Conheça 4 dicas em caso de intoxicação do seu cãozinho por veneno de rato.
Pois é, todos os cães estão sujeitos a essa terrível condição. Principalmente quando têm o costume de passear na rua ou mesmo deixá-lo dar umas voltinhas sozinho. E nessas horas, todo animal pode estar acessível ao veneno de rato, ou a algum animal morto por essa substância.
Então, veja estas dicas de como evitar o envenenamento e também como agir caso o seu amiguinho já tenha ingerido por acidente.
1- Escolha bem onde passear.
Para sair por aí com seu cãozinho é necessário prestar atenção onde você está o levando. Lembre-se que ele anda descalço, e, todavia, pode ser um perigo, cheio de cacos de vidro, sujeira indesejada, pregos, objetos cortantes em geral e, claro, veneno.
Então, o ideal é ter um maior controle onde o bichinho cheira, principalmente animais mortos, fezes de rato ou mesmo alguma substância suspeita que você pode encontrar na rua.
2- Veja os sintomas em caso de suspeita de ingestão.
Infelizmente, não teve jeito, e você acha que o seu amiguinho acabou cheirando, ingerindo ou mesmo colocando o focinho em algum rato morto. Então fique muito atento e o observe muito bem, caso os seguintes sintomas apareçam nos primeiros 10 minutos, corra para o veterinário.
Os sintomas são:
- Salivação em excesso, misturada ou não com vômitos;
- Dificuldade ao caminhar, ao ficar de pé, tremores ou fraquezas;
- Vômitos, fezes e urinas com sangue
- Sangramentos em geral; nasal, em machucados ou nas gengivas;
- Insuficiência respiratória, tosse – dificuldade de respirar;
- Hemorragias em geral;
- Apatia: o cachorro parece estar cansado, sem vitalidade e não responde a brincadeiras, carinhos dos donos, parecendo estar muito triste.
3- Nunca faça receitas caseiras!
Quando o envenenamento acontece é comum o dono correr para internet e ver uma solução alternativa, como receitas caseiras para caso de envenenamento. Ou mesmo sente a necessidade de correr para um grupo de Facebook e perguntar para alguém. Nunca faça isso. Cada tipo de veneno possui uma forma diferente de agir no organismo e o tratamento é feito por meio dos sintomas.
4- Agir rapidamente e levá-lo ao veterinário.
Esta não é nem uma dica, é uma obrigação. Ao ver que o seu cão ingeriu veneno, largue tudo o que está fazendo e corra para o médico veterinário.
Se você seguir todas estas dicas à risca, as chances do seu cãozinho sobreviver à esta intoxicação, que age muito violentamente no organismo, poderá ser maior! Então preste atenção e vamos lá!!