Papais, crianças e um cãozinho: como convencer?
Que dilema esse hein?
Convencer os papais a ter um cãozinho em casa.
Afinal um cãozinho não é um bichinho de pelúcia, é uma vida que está em suas mãos.
Mas este sonho de muita criança, na verdade, está além de apenas ter um bichinho em casa. Primeiro requer muita pesquisa, saber qual a raça ideal para você, para sua casa e principalmente, para seus pais. E nessas escolhas também envolvem tamanhos, tipos de pêlos e comportamento. Ou seja, há uma série de fatores a serem pensados, colocados na balança e decididos.
Então, separamos para vocês aqui algumas dicas de como convencer o seu papai e a sua mamãe a ter um cãozinho na medida exata, sem dar muito trabalho.
Etapa 1: Estudar a sua casa é o primeiro passo.
Se a sua casa possui um jardim, uma garagem grande, enfim, um espaço legal para você brincar com o seu cão, então você pode escolher ter um bichinho de qualquer tamanho sem problemas, afinal ele vai ter o espaço suficiente para brincar e fazer suas necessidades, como xixi e cocô. Mas se você mora em um apartamento e quiser como pet um animal de porte grande, você precisa ter em mente que será necessário passear com ele pelo menos duas vezes ao dia, já que ele precisa gastar energia. Veja bem a sua disponibilidade, talvez a melhor opção para você seja uma raça de porte menor, pois eles conseguem se exercitar em espaços menores.
Etapa 2: Agora, a escolha da raça.
Se você já sabe qual o tamanho da sua casa e já tem ideia do espaço onde seu cãozinho poderá ficar no dia a dia, chegou a hora de escolher a raça. Então, pesquise aqui no nosso site, quais raças são as ideais para o tamanho do espaço que você tem, é só clicar aqui.
Etapa 3: Pelagem.
Você já deve ter percebido por aí que existem cães de pelos mais longos e outros de pelos mais curtos. É muito importante levar isso em consideração quando se está a procura de um novo amigo.
Muitas pessoas, principalmente as que têm algum tipo de alergia, optam por cães de pêlos curtos pois acham que eles soltam menos pelos, mas a verdade é exatamente o contrário. Cães de pelos curtos soltam mais pelos e necessitam de escovação frequente para a remoção dos pelos mortos. Já os cães de pelos longos soltam menos pelos, mas também precisam de escovação para evitar os nós, estes são os mais indicados para pessoas alérgicas.
Etapa 4: cuidar do seu cãozinho.
Claro que, como o cãozinho será seu, quem deverá cuidar é você, não os seus pais. E ao dizer isso, pode ficar tranquilo, você já ganhará alguns pontos com eles. Mas, para provar que você realmente vai fazer o combinado, pesquise tudo sobre cuidados com a saúde, como educar o seu bichinho, quantas vezes ao dia ele precisa sair para passear, qual a ração ideal e quanto esta ração vai custar por mês. Tudo isso, para que seus pais saibam que você está mais do que preparado para ter um cão em casa. E o mais importante: mostrar para eles que você já é responsável o suficiente para cuidar do seu bichinho com muito amor e disciplina, afinal você vai ser dono não apenas de um cachorro, mas sim de uma vida.
Etapa 5: ter toda a certeza do mundo.
Depois de feita toda essa pesquisa, chegou a hora de “colocar na balança” as vantagens e desvantagens de se ter um amigão de quatro patas ao seu lado, todos os dias! Então, faça uma lista e coloque tudo, desde os pontos bons como fazer carinho, dormir abraçadinho, ter muito lambeijos todos os dias e outros mais chatos, mas de extrema importância e que dão certa preguiça, como pegar cocô, limpar xixi, dar banho, ficar sempre atento às vacinas, vermífugos, remédios anti-pulgas, entre outras tarefas. Feito isso, chegou a hora da grande pergunta: será que você está realmente pronto para esta tarefa? Ah, lembrando que ela vai durar por anos, e precisa ser feita todos os dias hein!
Mas se a resposta for sim, você está mais que preparado para nossa próxima etapa!
Etapa 6: A grande hora de mostrar as ideias.
Depois de pegar tudo o que você pesquisou e pensou, chegou a grande hora de mostrar aos seus pais.
Então, vamos ser profissionais. Vista uma roupa formal, chame-os para ir até a sala, ou cozinha da sua casa e apresente a sua proposta.
Se você souber mexer em programas de apresentação como o Powerpoint, melhor ainda. Se não souber, aprenda: você até vai poder falar que o seu futuro cãozinho já ajudou você a aprender a mexer no computador, antes mesmo de estar em casa, não é demais?
Depois é só colocar na apresentação todas as suas pesquisas, mostrar qual o cão ideal para o tamanho da sua casa, todas as tarefas que você vai realizar todos os dias, de quanto será o investimento no cão, na ração e nos remédios e como você vai trabalhar para deixar o seu cão feliz e saudável todos os dias.
Aí é só aguardar a decisão deles e pronto, quem sabe o seu desejo de ter um cãozinho, aliás um amigão para a vida toda, não se concretiza, né?