Dormir com o seu cãozinho: será que isso é bom?
Não deve existir um cachorro na face da Terra que deixaria de dormir na cama do seu dono, nem que isso fosse uma recompensa de alguns minutos, né?
Mas a grande questão aqui é: será que é saudável ou devemos mesmo colocar o nosso amiguinho para dormir com a gente na cama? Olha, na verdade uma resposta para esse grande enigma não existe. Alguns dizem que é ótimo, outros dizem que não é bom. Lembrando apenas que, ao realizar a sua decisão, ela deve ser para a vida inteira do seu cãozinho, pois ele pode sentir muita falta do seu carinho caso dormir na cama e depois deixar de fazê-lo.
Mas e quanto ao comportamento canino na cama?
Alguns estudiosos sobre o comportamento dos cães revelam que, ao participarem do sono coletivo, com a família, eles perdem um pouco a noção de hierarquia, chegando até a se tornarem independentes demais ou mesmo mal educados.
Essa pode ser uma ótima verdade, mas tudo isso depende de como você educa o seu cão, ou seja, está em suas mãos ditar as regras, colocar limites e permissões. Além claro, de mostrar ao bichinho quem é que manda.
A sua cama é bem mais gostosa!
Quem não gosta de ficar juntinho com quem se ama e ainda dormir em um local bem confortável? Pois é, o seu cachorro gosta disso tanto quanto você.
E antes de mais nada, caso no futuro você prefira retirá-lo da zona de conforto, já comece a praticar isso desde filhote. Então, para que o seu cãozinho não se sinta menosprezado quando crescer, pois vai começar a "perder direitos" conforme fica mais velho, não o acostume na cama nem no sofá, deixe-o no conforto da sua casinha.
E quais são as regras para que o meu cãozinho durma comigo?
O que precisamos ter em mente é que o cachorro precisa ter um bom comportamento na cama. É importante colocar uma regra básica: dormir com você na cama é um privilégio, uma concessão caso você queira ou não. Assim, quando o seu cão agir de forma desrespeitosa às regras, deixe claro que ele perde o direito de deitar ali.
Então procure chamá-lo para deitar apenas depois que você já estiver deitado e na hora de levantar é a mesma coisa. Assim o seu amigo vai saber quem é que manda.
Além disso, caso você tenha acabado de adquirir um cão já mais velho, ou mesmo adolescente, é recomendado que vocês criem uma relação antes de qualquer coisa. Depois sim ele poderá dormir na mesma cama com você.
O comando DESCE é muito importante, sim!
Como dissemos antes, a sua cama é o seu território e você é quem manda nela. E para que tudo ocorra muito bem, o comando DESCE pode ser de grande ajuda. Além de uma palavra curta e forte, é um comando com significado forte e simples de ser absorvido pelo cãozinho.
E este comando existe principalmente para as horas em que o seu cão estiver na sua cama sem você. Por isso ele precisa de um comando exato para que responda prontamente. Então, estique o braço e realize um movimento de como se estivesse apontando o chão e diga firmemente "DESCE". Assim você vai mostrar para ele quem é que manda, e que a cama é o seu local, não dele.
E para concluir, lembre-se: carinho é tudo, tanto nessa hora quanto em todas as outras! Então, trate o seu cãozinho com muito amor na hora de impor as regras necessárias para a hora do sono ser mais agradável, gostosa e cheia de amor para você e para ele.