Existem muitos boatos em torno dessa grande questão, por isso é muito importante ter atenção na hora de decidir.
A gente já sabe que escolher um cãozinho para se ter em casa é preciso muita responsabilidade. É muito necessário estar atento a todos os detalhes, como gastos mensais, educação, entre outras coisas. Mas além disso, também existe a grande decisão: ter um cão macho ou fêmea?
Uma coisa que ocorre diversas vezes, com diversos tipos de pessoas, é que todas levam em consideração durante o processo de escolha informações que não passam de boatos. Então faz-se necessário pesquisar bem sobre o assunto, falar com especialistas da área como donos de pet shops, criadores ou veterinários.
E para já dar um início à sua pesquisa, colocamos aqui alguns pontos sobre machos e fêmeas para ajudará na sua escolha.
Cãezinhos Machos e suas características
Os machos são conhecidos por algumas características bem peculiares, como por exemplo, a de demarcar território. É algo instintivo que muitas vezes irritam seus donos. Porém, quando castrados antes dos 6 meses, 99% dos cães fazem xixi agachados, igual filhotes, tornando este assunto irrelevante.
Fora essa peculiaridade, os machos demoram mais para amadurecer, o que pode dar um certo trabalho na hora de educá-lo. Outra característica importante está em serem muito fujões, os machos não podem ver um portão aberto que já saem correndo.
Mas além de serem muito brincalhões, animados e não sofrerem mudanças hormonais abruptas, são animais compreensivos, carinhosos, guardiões e de muita personalidade.
E depois de adultos, mas principalmente quando castrados, as características mais peraltas dos cãezinhos ficam amenizadas, assim como seu interesse por fêmeas.
Cãezinhos Fêmeas e sua características
A maior preocupação que envolve as fêmeas estão nas grandes variações hormonais que ocorrem principalmente na velhice. Mas esse tipo de situação é resolvida com a castração precoce do bichinho, antes de 6 meses de idade. Este procedimento também diminui o risco de câncer, infecções e outras doenças.
Além de serem mais disciplinadas e atentas, as fêmeas amadurecem mais rapidamente, porém, um cãozinho será sempre um cãozinho, independentemente da idade. Também são mais carinhosas e dengosas, sendo mais apegadas aos donos. Mas em contrapartida, possuem instinto dominador e controlador que pode afetar seu humor de forma repentina, principalmente quando se sente ameaçada por meio do ciúmes.
Mas calma, isso não são regras
Como em todos seres vivos, a maior regra é que não há regras. Essas são apenas características em comum entre os dois sexos. Na verdade, o que realmente importa está no ambiente o qual o cão se encontra e será criado: isso sim influencia diretamente o seu comportamento muito mais que o sexo.
Então, na hora de escolher o seu cão, primeiramente perceba se ele será criado em local seguro e cheio de amor, pois é isso que vai fazer com que ele se torne um cão pleno dentro de suas capacidades animais e emocionais.