Pois é, os nossos amiguinhos peludos enxergam o mundo à sua volta de uma forma bem diferente da nossa, sabia? E não é só isso, na realidade eles percebem as coisas de forma diferente, afinal, eles não são humanos, né?
E logo quando a gente levanta esse questionamento a respeito da visão dos cães, também vem junto a pergunta: mas eles enxergam em preto e branco ou não? Na verdade não. Eles são como daltônicos: pessoas que enxergam as cores de forma diferente às da realidade proposta.
Mas afinal, como os cães enxergam as cores?
Os cães enxergam as cores, mas de uma forma um pouco diferente: eles não veem as cores como nós. Como dito acima, se formos comparar, os cães são um pouco daltônicos, têm certa dificuldade de distinguir o verde, o vermelho ou mesmo o laranja. Essa é uma característica que não se aplica a nós, aos macacos, ou aos pássaros, que têm na visão o sentido mais relevante. Isso é uma característica de animais que precisam distinguir a coloração de frutas umas das outras para saber com quais deve se alimentar e com quais não.
Mas enfim, os cães enxergam numa escala de cores diferente, prevalecendo os azuis e os amarelos. Se você for ver, eles percebem muito mais uma bolinha azul do que uma vermelha caso você jogue na grama. Dê só uma olhada no exemplo a seguir:
Os cães enxergam no escuro?
Essa é outra diferença interessante entre os cães e nós: eles precisam de apenas 1/4 de luz, se comparado aos humanos, para poderem enxergar tranquilamente. Quando a escuridão é total, não enxergam nada. Mas eles têm maior facilidade de ver no escuro do que nós, mesmo sem saber diferenciar as cores com exatidão. Essa é uma característica comum de animais que precisam caçar à noite.
O que é melhor: objetos em movimento ou parados?
O seu cãozinho consegue perceber algo em movimento com muito mais facilidade do que algo que está parado: uma forma muito mais efetiva de encontrar uma presa na hora da caçada. Imagine que, se o objeto está parado, o cão enxerga tudo como se fosse uma coisa só, sem perceber a diferença entre os objetos. Sabe, uma câmera de visão noturna? Então, o exemplo é como esse. E quando o objeto se movimenta é como se algo saltasse desse fundo único. Por isso fica mais fácil de enxergar.
Enxergar em profundidade.
Quando a gente fala em ver na profundidade, os cães também saem perdendo. Isso por dois motivos. O primeiro é que o cão tem pupilas muito grandes e isso prejudica a ver objetos a certa distância, tudo fica muito embaçado. O segundo é que os cães normalmente são míopes: eles só conseguem perceber detalhes de alguma coisa há uns 6 metros de distância, quando a sua visão é saudável, porque essa distância pode até ser menor. E se tratado da profundidade propriamente dita, isso chega no máximo a uns 600 metros.
E com tudo isso em mente, agora você consegue entender um pouco mais como é a vida na cabecinha do seu cachorro, não é mesmo?