7 cuidados básicos que você deve ter para manter a higiene do seu cão
Conforme o tempo passa, os cuidados veterinários com os nossos cães também vão aumentando, assim a gente tem a chance de tê-los com a gente por mais tempo, e com muito mais qualidade de vida. Porém, a higiene é algo que, além de indispensável para a vida do pet, evita diversas doenças, traz maior qualidade de vida e bem estar ao nosso bichinho e o deixa sempre limpinho e cheirozinho para nós, né?
Cuidado 1- Banhos
O ideal para que o cão tenha uma vida plena são banhos semanais.
A intenção aqui não é só deixar o seu cão limpinho e cheiroso, mas pronto para que se suje novamente. Não existe a necessidade de mantê-lo sempre limpo. Afinal o cão possui alguns micro-organismos necessários para sua saúde e, banho diários podem aniquilar isso. Então escolha um pet shop de confiança para dar um banho completo.
Caso você prefira dar banho em casa, utilize um shampoo específico para animais. Durante o banho tome muito cuidado com os olhos do animal, e para as orelhas, utilize algodão parafinado para não entrar água. Importante: não se esqueça de secar muito bem os pelos, pois se isso não for feito, poderá causar fungos.
Cuidado 2- As unhas
O cuidado com as unhas vai bem além da higiene propriamente dita. Quando estão grandes, as unhas podem machucar as patas do cão chegando até a furar a pele.
Mas cuidado na hora de cortar as unhas, é preciso um alicate específico e uma ajuda profissional para fazê-lo. Nas unhas dos cães passam uma série de veias que, se cortadas, podem machucar e causar hemorragia.
Cuidado 3- Pelos
As tosas feitas regularmente, junto à escovação do pelo são muito saudáveis. Em caso de cachorros com pelos curtos, realizar a escovação para retirar o excesso de pelo já é uma ótima prática.
Cuidado 4- Olhos
Com um algodão, gaze e soro fisiológico a higiene dos olhos já está completa. E lembre-se que as raças com olhos grandes precisam de uma higiene mais regular e maiores cuidados.
Cuidado 5- Orelhas
Esta é uma área que, além de sensível, merece extrema atenção, principalmente quando apresentam mau cheiro, coisa que pode ser uma infecção presente, ou apenas o início dela. Cera é normal ter, porém o excesso pode indicar alguma doença. Então quando você reparar que a orelha do seu cão está diferente do normal, vá ao veterinário. Mas caso não esteja, basta limpar externamente, sem precisar se aprofundar tanto no ouvido. Lembre-se também que o ouvido do cão é muito sensível, e o que você deve limpar é a orelha, ou seja a parte de fora.
Cuidado 6- Dentes
Por mais que não seja um hábito comum entre os donos, escovar os dentes é uma tarefa que deve ser realizada periodicamente. Assim fica mais fácil evitar doenças como gengivite e periodontite, que podem afetar toda a mucosa bucal do seu amiguinho.
Cuidado 7- Brinquedos
Não esqueça de lavar e limpar os brinquedos e todos os outros aparatos que seu cãozinho usa para comer, beber, fazer xixi ou cocô. Essas são áreas que ele entra em contato sempre e devem estar limpas para que não atraiam doenças.
Assim, seguindo todas estas dicas o seu cão vai ser sempre saudável, feliz e vai ficar limpinho para você poder abraçar e beijar o quanto quiser.