Muita gente acha que adestrar o seu cãozinho é algo desnecessário, ou mesmo que vai tirar a liberdade do bichinho. Ainda existem pessoas que procuram não adestrar o cão por achar que essa prática dá muito trabalho, é difícil ou mesmo que vai demandar muito tempo.
Mas calma.
Sempre devemos ter em mente que por mais dócil e frágil que nosso cãozinho seja, uma hora ele vai crescer e deverá não só obedecer suas ordens, como também respeitá-las.
Então, para que a hora em que ele começar a destruir a sua casa, fazer xixi no lugar errado, nem sequer chegue a acontecer, é bom você começar a adestrar o seu amiguinho desde cedo, assim você terá tranquilidade e paciência para dar a ele a vida que merece e ele também a você!
O que esperar do seu adestramento.
Quando você educa o seu cão por meio da violência, sejam elas pequenas palmadas ou tratamentos mais incisivos, ele irá obedecer não pelo amor ou pelo respeito, mas sim pelo medo. Isso pode trazer ao seu cão certa revolta e ele acabará ficando "bravo" conforme o tempo for passando. Quando falamos de cão, aquele ditado que diz "violência só gera violência" funciona perfeitamente.
O grande negócio aqui é que um cão bem adestrado tem um comportamento completamente diferente do que aquele que responde aos comportamentos por medo: o que existe é um reconhecimento de liderança, transformando o dono do cão no líder da matilha e não no humano que ganha tudo por meio da força.
É aquele tal negócio, para o seu cão, a sua casa é uma grande matilha e ele precisa reconhecer você como cão chefe e líder de todos. E um líder nunca é representado pelo medo, mas sim pelo amor e respeito. Quem é reconhecido pelo medo são ditadores autoritários e isso só existe no meio dos humanos, não dos animais.
Adestrar em casa, isso funciona?
Funcionar, funciona, mas a ajuda de um profissional é sempre bem vinda.
Mas para você dar os primeiros passos separamos aqui algumas dicas.
Sentar.
Uma das primeiras grandes lições que você pode passar ao seu amiguinho peludo. Instigá-lo a sentar oferecendo um alimento bem gostoso é um ótimo começo.
Dar a patinha.
Quando ele aprender a sentar, é hora de dar a pata. Para isso, toque e levante a patinha do cão com suas mãos e dê o petisco com a outra no final da ação.
Deitar.
Com o petisco na mão novamente, baixe a mão até que ele deite. Para que ele consiga captar que é isso que você quer ele faça, dê o petisco assim que terminar a ação e repita várias vezes.
Treine, treine e treine, mas lembre-se: carinho e paciência vêm sempre em primeiro lugar, ok?
E agora, boa sorte!!