Conhecidas como Epíforas, as secreções, ou lágrimas, que saem dos olhos do seu cão, são uma grande inimiga de alguns donos. Elas têm a mesma função que nos humanos: lubrificar os olhos para que fiquem livres de pelos, ciscos, poeiras, entre outros pequenos corpos indesejados que invadem os olhos. Em muitos casos estas lágrimas são sugadas novamente pelo olho, mas em algumas raças como Poodle, Maltês, Bulldog Francês, Bulldog Inglês, Pug e Shih Tzu elas acabam vazando e causando aquelas manchinhas em volta da região.
Por que isso acontece?
No caso de cães como os bulldogs e pugs, que possuem o focinho achatado (braquicefálicos), as lágrimas podem ocorrer devido ao formato da cabeça e do globo ocular mais saltado, o que compromete a sucção da lágrima pelo olho.
Já nas raças de cães como Poodle, Maltês e alguns terriers (não braquicefálicos), normalmente o excesso de secreção acontece devido a alta quantidade de pelinhos que ficam em volta do olho causando certa irritação. Por isso, para essas raças, é importante manter a área sempre aparada.
Existem algumas outras causas como a obstrução do canal lacrimal, deformações na pálpebra, inflamações, etc, onde existe a necessidade de levar o cão ao veterinário para que a área seja checada. Assim você terá certeza de que o problema não pode ser maior do que se imagina.
Como tratar as manchas de lágrimas?
Caso o problema não seja veterinário e seu cãozinho sofra apenas do excesso de lágrimas, você pode fazer algumas coisas para melhorar a situação. Mas lembre-se, em caso de dúvidas sobre qualquer uma dessas melhorias, fale com o seu veterinário.
Rações com menor teor de PH
Procure no mercado, ou fale com seu vet, sobre rações que possuem um menor teor de PH em sua composição. Isso ajuda a reduzir o teor de PH da lágrima, ajudando na diminuição das manchas.
Limpar é muito importante
O ideal é você manter a região dos olhos do seu amigo sempre seca, utilizando uma gaze com soro fisiológico para limpar a região e depois passando outra gaze, completamente seca, limpando até que tudo fique o mais seco que você conseguir. Além disso, é importante fazer esse tratamento duas vezes ao dia pelo menos.
Suplementos para a ração
Pergunte ao seu veterinário se existem suplementos para serem colocados junto à ração, como o Angel Eyes: um pó, muito comercializado nos Estados Unidos, que deve ser misturado à ração durante 2 meses, não mais do que isso. Este é um produto muito famoso por resolver estes problemas, mas lembre-se: é de extrema importância que o seu vet saiba de tudo o que você vai fazer.
E não esqueça, antes de mais nada, o que realmente importa é saúde do seu cão, a estética a gente resolve, afinal, o seu amiguinho já é bonito por natureza, não é?