Sabia que os cães desenvolvem tártaro assim como os humanos? Pois é, uma coisa muito importante que muitas vezes é deixada de lado por parte dos donos, seja por não saberem deste problema, por não checarem como está a saúde bucal de seu bichinho, como também por apenas acharem que isso não seja um problema.
Mas é sim. E temos que tomar muito cuidado, afinal do mesmo jeito que cuidamos da nossa boca, devemos cuidar do focinho dos nossos amiguinhos.
Antes de tudo, o que é tártaro mesmo?
Tártaro é o nome que se dá à placa de sujeira e bactérias, que vai se acumulando em volta dos dentes devido a alimentação, mesmo para cãezinhos que se alimente apenas de "ração seca", petiscos que limpam os dentes, biscoitos, entre outros alimentos, sejam eles quais forem.
Quais são as ameaças do tártaro para o meu cão?
Como o tártaro é uma pequena colônia de bactérias instalada no dente do seu amigo, ao parar de consumir os alimentos que estão ali, os microrganismos iniciam o movimento de consumo dos dentes e da gengiva. E caso estas bactérias entrem na corrente sanguínea, podem entrar em contato com órgãos como fígado, coração e rins, chegando até levar o seu cão à óbito.
Viu só como é importante tratar isso?
Dá para evitar o tártaro nos cães?
Antes de mais nada, é importante saber que o tártaro é uma tendência de cão para cão. Existem animais que têm o PH da boca mais propício à concentração de tártaro, da mesmo forma que existem outros que não. Como por exemplo as raças pequenas têm uma tendência maior para o acúmulo da placa dentária do que os cães de raças maiores.
Mas a única forma de evitar o tártaro é realizando uma coisa que sempre fazemos na gente: a escovação diária dos dentes.
Só desta forma você poderá evitar o tártaro nos dentes do seu bichinho.
O que fazer quando meu cão já tem tártaro nos dentes?
Em primeiro lugar é de extrema importância que você não busque soluções caseiras, fora a escovação. Mas caso você perceba que seu cachorro está em estado avançado, com os dentes muito escuros, as gengivas muito vermelhas e grande mau hálito, é importante procurar um veterinário para que a cirurgia de limpeza de tártaro seja realizada.
Como é a cirurgia de tártaro?
É um procedimento simples, realizado por um anestesista e um veterinário, onde a anestesia normalmente aplicada é a inalatória, considerada mais segura para os cães. E independente de qualquer coisa, são necessários exames pré-operatórios para saber se o cãozinho está apto e saudável o suficiente para a realização do procedimento. Se tudo correr bem, seu amiguinho vai poder voltar para casa no mesmo dia.
Limpeza caseira de tártaro.
Não siga soluções caseiras, pois o tártaro é mais profundo do que parece, precisa ser feita uma raspagem pelo dentista e o cão precisa estar anestesiado para não sentir dor.
Então, bora cuidar bem dos dentinhos do seu amiguinho?