Seu cachorro destrói tudo? Conheça 7 motivos e saiba o que fazer.
Antes de iniciarmos a discussão sobre os motivos pelos quais o seu cachorro destrói tudo é bom saber que isso acontece instintivamente. Pois é, o senso destruidor dos cães é uma coisa bem ligada aos seus antepassados. Mas não pense você que isso acontece porque eles gostam de destruir. Na verdade os antepassados do seu cãozinho passavam o dia todo se exercitando e sendo estimulados a correr, procurar comida, água e interagindo com outros animais. É devido a esse estímulo ligado completamente ao seu instinto, que o melhor amigo do homem, era utilizado para o pastoreio, ou seja, eles trabalhavam o dia todo! Corriam, latiam, brincavam, entre tantas outras atividades.
O que isso quer dizer? Que o cachorro é um animal extremamente ativo e por isso fica "caçando o que fazer". Bom, aí já até temos um motivo, não é? Mas vamos ver aqui os mais importantes e algumas soluções.
1- Tédio.
Pois é, depois de tudo isso que acabamos de falar, podemos concluir que os cães adoram destruir as coisas porque estão entediados e precisam extravasar as energias. Além disso, quando não são estimulados para "curar o tédio" eles podem até desenvolver comportamentos nocivos como frustração, ansiedade e solidão, chegando até a depressão canina, coisa que acontece em cães que ficam muito tempo sozinhos ou são deixados de lado pelo dono durante muitos dias.
E para solucionar isso pode ser simples, você precisa deixar brinquedos, passear, resumindo, você deve entreter o seu amiguinho para que ele se sinta estimulado, principalmente quando é bebê ou adolescente.
2- Falta de opções.
Quando o cão não tem um brinquedo para roer, pode ter certeza, ele vai procurar algo que substitua esse brinquedo. E o que ele encontra para fazer isso? Normalmente são os seus controles remotos, chinelos, tapetes, cantos de mesa, até a parede da sua casa!
Em cada fase o cão vai optar por um tipo de material para morder. Normalmente isso ocorre durante o nascimento dos dentes, ou quando sente algum tipo de coceira entre os dentes ou na gengiva. Então, uma forma de resolver este problema é dar opções diferentes de brinquedos para que possa se divertir. Existem brinquedos de corda, borracha, pelúcia e outros materiais mais duros. Assim ele vai aprendendo o que ele pode ou não morder.
3- Incentivar sem perceber.
Nosso cão, com toda certeza, não fala o nosso idioma. Então, muitas vezes o "NÃO" pode parecer "'SIM"e vice-versa. Quando você perceber que o seu cão está roendo o pé da cadeira, por exemplo, o ideal não é dar uma bronca, em alguns casos ele pode interpretar como um incentivo. Para resolver essa situação, você deve retirá-lo do local quantas vezes for necessárias e dar uma bronca personalizada, sem utilização de sprays, bastões de plásticos ou algo barulhento.
4- Isso pode ser apenas fome.
Sim, fome! Muitas vezes o seu amigão está com deficiência na alimentação ou com falta de alguma substância. Então preste atenção se o cãozinho começou a comer de tudo, morder, ou lamber coisas, como a parede, depois que ele trocou de alimentação, ou está com alguma deficiência de saúde relacionada ao uso de medicamentos que podem aumentar o apetite por demais.
5- Território.
Se o seu cão está roendo a porta do apartamento, raspando a porta do vizinho no hall, ou o portão dele também, se está mordendo as cortinas, lambendo as janelas, raspando o piso, e ainda para ajudar, urinando neste locais, ele está apenas protegendo o seu espaço. Por mais lindos e fofos que sejam, nossos amiguinhos são territorialistas e precisam mostrar quem manda naquele lugar.
6 – Problemas psicológicos ou comportamentais.
Existem diversos problemas do cão relacionados ao seu comportamento, mas muitas vezes não é culpa dele propriamente dito. Como por exemplo a ansiedade por separação, onde o cão destrói tudo apenas nas horas às quais o dono está fora. E isso não está relacionado a querer “chamar atenção”, muito pelo contrário, ele faz isso porque está sofrendo. Outro estímulo também é o medo, causados por sons como trovões, por exemplo que, na tentativa de fugir, acabam destruindo algo, ou roendo alguma coisa para descontar a ansiedade causada.
7 – Problemas médicos.
E finalmente alguns problemas médicos e de saúde podem levar o seu amigão a fazer muita bagunça, destruir coisas, beber muita água, fazer muito xixi, entre outros sintomas.
Aqui listamos alguns:
Problemas metabólicos, especialmente se bebe muita água e faz muito xixi, come muito, perdeu peso, etc;
Problemas bucais, como irritação na gengiva;
Problemas neurológicos;
Problemas gastrointestinais.
Então, se alguns desses problemas estiverem ocorrendo e você não entende porque, pode ser alguma doença que está incomodando o seu cão, então é preciso ir atrás de um veterinário.