Grande parte das doenças dermatológicas dos cães podem ser evitadas com a higiene do local onde ele passa mais tempo. Além claro de banhos e escovação dos pelos, que ajudam muito na redução da sujeira e nas chances do animal se contaminar com alguma coisa.
E para ajudar você a identificar de uma melhor forma as doenças de pele que podem aparecer, listamos aqui quais são as principais e demos também algumas dicas de como evitá-las. Afinal, não adianta nada ter um cão super lindo, mas com a pele doente, não é?
Dermatite canina
São diversos os casos que podem desencadear a dermatite canina, que vão desde picadas de pulga e carrapatos, até problemas psicológicos como ansiedade e estresse, fora o contato com produtos químicos, entre outras substâncias.
Para prevenir, o ideal é sempre pingar remédio de pulga e deixá-lo afastado de produtos químicos.
A alta umidade na pele, que pode ser causada por banhos sem secar, patas molhadas, ou mesmo em locais úmidos como praia, piscinas, etc, que também podem causar fungos e bactérias na região da pele. E, para evitar isso, é necessário sempre manter o seu amigão bem seco!
Sarna
Sarna demodécica e sarna sarcóptica: são dois tipos de sarna que podem ser curadas com xampus específicos. Além disso, para se prevenir da sarna é importante evitar que o seu cão entre em contato com outro cães com a doença além de não frequentar locais sujos na rua na hora de ir passear.
Micose
Uma enfermidade altamente contagiosa que pode passar dos cães para os humanos e dos humanos para os cães também. No início ela pode apresentar-se apenas como uma mancha vermelha na pele, mas depois a lesão vai aumentado e apresentando até queda de pelos.
Para prevenir é necessário evitar que o seu amiguinho fique perto de umidade constante. Para isso, aproveite os dias de sol para passear, os banhos de sol são de extrema importância para a pele dele ficar sempre sequinha. Mas caso a doença acontecer, evite a propagação em todo corpo do bichinho realizando o tratamento com medicamentos bem rápido.
Parasitas e pragas
Como dito acima, carrapatos e pulgas podem causar diversas doenças no animal, que vão desde dermatites de diversos graus até doenças piores. E para evitar, o ideal é sempre passar remédios que previnem que os parasitas cheguem perto do animal e o mais importante: ficar atento às datas de validade do efeito destes medicamentos. Então, para prevenir a doença tanto de pele quanto as transmitidas por estes parasitas é importante ficar de olho e não deixar o periodo de efeito passar. Você também pode utilizar remédios de ingestão, mas estes não evitam a doença de pele, pois os parasitas morrem apenas depois da picada.
Então, para manter a pele do seu amiguinho sempre saudável, não deixe de seguir essas dicas, sendo a principal delas a higiene. Isso mesmo, quando o cão vive e passeia em um ambiente saudável, as chances dele ter uma pele também saudável aumentam muito!