Existe uma coisa que às vezes esquecemos na hora de passear com o nosso cãozinho: tomar certos cuidados nos dias quentes.
Por mais que o verão seja muito convidativo ao passeio à qualquer hora, é bom tomar cuidado com as altas temperaturas, principalmente com o chão, que pode ferir as patinhas do seu amigo e causar um belo desconforto depois.
Então, veja essas dicas aqui para que você e o seu cãozinho aproveitem muito a hora de passear.
Cuidado 1- Vamos hidratar!
Quando o dia estiver muito quente, uma palavra é chave: hidratação. Então na hora de passear não esqueça de levar água: tanto para você, quanto para o seu bichinho. Afinal, do mesmo jeito que você sente sede, ele também sente.
Cuidado 2- Passear tem horário.
Lembra quando as mães sempre falavam para você não ficar no sol depois das 10h e antes das 16h? Então, passear com o seu cão requer o mesmo cuidado: prestar atenção ao horário que tenha menos incidência dos raios do sol.
Cuidado 3- A temperatura do chão.
É bom prestar atenção na temperatura do chão antes de sair passeando por aí. Quando o chão está muito quente, pode ter certeza, os coxins, ou almofadas das patinhas do seu amigão, podem ficar machucadas.
E para testar a temperatura do chão é simples: basta pressionar a parte posterior da mão no chão por 40 segundos, caso você tire antes disso, já sabe, o chão está muito quente, então não é uma hora muito boa para realizar o passeio.
Cuidado 4- Veja sempre se o cão está ofegante.
Caso seu amiguinho esteja muito ofegante é bom ir até uma sombra e aguardar alguns instantes, além de hidratá-lo. Caso ainda isso continue, é interessante que você diminua a temperatura do cão aos poucos por meio de descanso e hidratação. Uma dica muito valiosa é: nunca jogue o amiguinho direto na água ou na piscina, isso pode gerar consequências bem indesejáveis, como choques térmicos, podendo causar até a morte do seu amigo por paralisia cardíaca.
Cuidado 5- Cãezinhos Braquicefálicos.
Quem possui cães de raças como boxer, shih tzu, buldogue francês ou inglês , pugs, entre outros cães de nariz achatados, devem redobrar o cuidado ao sair de casa em dias quentes. Essas raças têm muitos problemas de respiração e sofrem muito com o calor. E na hora de passear, já se planeje para levar uma toalha para que seja molhada e colocada no seu cão, caso ele fique muito ofegante.
Então, para aproveitar o melhor do verão com seu amigão, é só seguir estas dicas e sair por aí passeando sem parar!