Gases em cães são muito frequentes, porém, existem técnicas de como diminuir sua frequência e odores fortes. Para isso, é importante entender como ou por que eles são produzidos.
Mas antes de tudo é importante saber que, caso este problema seja muito frequente, é importante ir a um veterinário, pois além do odor desagradável o amiguinho pode estar sofrendo de algo mais grave..
Principais causas de flatulências em cães são:
Alimentação.
Como a alimentação está completamente ligada ao sistema digestivo, obviamente este é o primeiro motivo a ser estudado. Existem alguns alimentos com excesso de carboidratos e fibras que podem desfavorecer a digestão do seu amiguinho, causando assim os gases.
Outra coisa é se ele come rápido demais, algo frequente em casas que têm mais de um cão, já que ele ingere a comida mais rápido que o normal e junto com muito ar.
Além claro de algumas disfunções hepáticas, intestinais ou até parasitárias.
Por isso a importância de investigar a fundo com o veterinário caso as flatulências sejam muito frequentes.
Outro motivos:
Sedentarismo - o cão que não faz muita atividade física pode ter uma tendência a mais de sofrer de gases.
A idade - os filhotes e os bichinhos mais idosos também tendem a sofrer mais deste desconforto.
A raça - os animais braquicefálicos como Bulldog ou Pug, por terem mais problemas com respiração e mastigação dos alimentos, fazendo com que engulam mais ar, possuem uma tendência ao desconforto também.
Qual a solução?
Para prevenir é importante que o seu cão se alimente com rações de boa qualidade e que contribuam para uma ótima digestão.
Existem algumas composições específicas para os cães braquicefálicos, produzidas de forma que eles sintam-se à vontade de mastigar o alimento por mais tempo e, assim, engolir menos ar.
Fora isso, é importante consultar o seu veterinário para saber quais alimentos seu cão pode consumir para que não tenha gases.
Algumas outras soluções são:
- Tigelas especiais para que o seu cãozinho não coma muito rápido.
- Em caso de locais com mais de um cão, é importante que as rações sejam dadas de forma separada, assim você poderá controlar a ansiedade deles.
- Dar ração várias vezes ao dia.
- Aumentar as atividades físicas, passeios e brincadeiras.
Assim você terá um cão saudável, feliz e longe do desconforto dos gases.