Para um idoso, ter um cachorro só traz benefícios.
É estranho pensar que, para uma pessoa que já tem os pequenos problemas que a velhice traz, dar um animal de estimação de presente é bom. Afinal de contas, cuidar de um cãozinho sempre dá um certo trabalho. Mas as vantagens são muitas, como por exemplo a socialização de idosos em outros meios, a companhia a toda hora, alívios emocionais, estímulo ao exercício físico e melhoria no psicológico.
Mas primeiramente, antes de decidir sobre uma raça ou outra, é preciso ter certeza que o idoso está apto a cuidar de um pet, além de saber se o cão vai cumprir as necessidades da pessoa.
E aqui você vai ver as 5 raças mais interessantes e indicadas para virarem companhia dos bons velhinhos que existem por aí.
1 - Maltês
Conhecido como o “cão de colo”, o maltês tem uma característica única: é inseparável e não consegue ficar sozinho, principalmente sem a companhia do seu dono. Ele pode ser conhecido como o famoso cão do tipo “filho”, se tornando ideal para idosos que não gostam muito de sair de casa. Também é um cão muito brincalhão, sociável, gentil, feliz e se adapta facilmente ao estilo de vida de qualquer um. E unindo tudo isso ao seu pequeno tamanho, os benefícios apenas se multiplicam, não é?
2 - Poodle
Idoso que gosta muito de exercícios físicos e de um amigão bem peralta ao seu lado, achou a raça perfeita. Normalmente o Poodle é muito inteligente, chegando ao segundo lugar das raças mais inteligentes do mundo. Além do mais, é um cão muito amoroso, dócil, gentil, devotado e paciente à família que o acolhe, também sendo visto um cão muito fiel e daqueles que gostam de gastar suas energias brincando muito! Ou seja, esta é uma raça muito boa para idosos ativos.
3 - Shih Tzu
Outra raça ótima para idosos que gostam de ficar bastante tempo em casa, ou mesmo não possuem disponibilidade para passeios, caminhadas ou atividades físicas, seja por vontade própria ou força maior. O ShihTzu é ótimo para moradias de menor porte e, pode ter certeza, será uma ótima companhia para o seu dono, devido a todo amor e afeto que disponibiliza a ele. E, caso o tutor prefira manter o seu amiguinho com pelos curtos, proporcionados pela "tosa bebê", não vai ter trabalho nenhum, a não ser manter sempre tosado. Mas caso prefira mantê-los longos, deverá ter uma certa dedicação na escovação, se não pode acontecer dos pelos criarem nós, uma coisa que incomoda muito o cãozinho na hora de retirar.
4 - Pug
Por serem uma das raças mais inteligentes entre os cães, terem grande facilidade de adaptação em diversos tipos de ambientes e ainda serem pequenos, os pugs se enquadram naquele tipo de cão que, além de amigo, vira um grande companheiro. Além do mais, seus pelos pequenos tiram aquela obrigação de tosa frequente, ficando apenas a escovação, feita com escovas especiais, duas vezes por semana. Mas, devido ao seu focinho curto, não é um cão indicado para longos passeios, pois se cansam mais facilmente.
5 - Yorkshire Terrier
Com porte pequeno, atingindo a média de apenas a 20 cm de altura, o Yorkshire se torna a escolha perfeita para quem viaja muito e quer levar o seu amiguinho por aí, ou mesmo caso o idoso resida em local pequeno. Fora isso tudo, é um cão muito companheiro, fiel, inteligente e super tranquilo quando está em ambiente conhecido, com pessoas que gosta.
Agora, é só dar uma passadinha aqui na nossa loja e escolher o cão perfeito para presentear a pessoa que você ama, não é?