Hoje vamos falar de mais uma doença que acarreta muitos cãezinhos por aí: a dirofilariose, também conhecida como doença do verme do coração. Uma doença bem perigosa que é transmitida por mosquitos dos gêneros Culex, Aedes e Anopheles, que propagam o verme que se instala do lado direito do coração de animais como cães, gatos, lobos, raposas e até humanos. Mas os cães merecem um cuidado especial, principalmente por serem os hospedeiros preferidos deles.
O que acontece?
Como esse verme se aloja num local muito importante, ou seja, no coração: um órgão que é conectado com vasos sanguíneos, veias, artérias e pulmões, a doença do verme do coração pode até levar à morte, por meio de problemas cardíacos que ecoam por todo o organismo, ajudando assim no aparecimento de doenças severas em diversos órgãos do corpo.
O ciclo de vida do verme do coração:
Esta infecção é muito silenciosa, pois leva cerca de 7 a 9 meses depois da picada do mosquito para apresentar os sintomas: o que acaba se tornando um perigo, um risco muito alto para quem é picado.
O ideal para se saber corretamente tudo o que acontece com o seu amigão durante o processo de “maturação da doença” é entender o ciclo de vida das microfilárias:
- Como todos sabem, tudo começa com a picada do mosquito que leva a microfilária: estágio larval do verme.
- Ao ser picado as larvas caem na circulação sanguínea e chegam ao coração.
- Ao chegarem lá, as microfilárias se instalam no local, daí vem o nome “verme do coração”.
- Dentro do coração, os vermes começam a se desenvolver até chegarem na sua formação adulta, coisa que acontece de 7 a 9 meses depois da picada, ou seja, 6 meses depois de sua chegada ao coração.
- Já na fase adulta, o verme inicia sua reprodução e começa a espalhar mais larvas na corrente sanguínea do cão.
Conheça alguns sintomas.
Entenderam porque a Dirofilariose demora tanto para apresentar os seus sintomas? É preciso que o verme se chegue à sua forma adulta para a doença realmente “inicie”, já que a presença adulta dos vermes no coração impedem que a circulação do sangue seja feita de forma ideal.
E quando ela começa, os sintomas são:
- Tosse
- Intolerância ao exercício
- Mucosas pálidas
- Interior das pálpebras pálidos
- Urina escura
Lembrando que esta é uma doença que atinge o seu amiguinho de forma mecânica. O que isso quer dizer? Que, dependendo do tamanho das larvas e do grau da infestação, mais preocupante vai se tornar o quadro dele.
Como a dirofilariose é diagnosticada?
A doença pode ser encontrada por meio de exames, até sem querer, em um exame de rotina, como de sangue, por exemplo. O problema é que a fase larval da doença, por ser difícil de identificar, os exames podem ser negativos, mas a doença ainda estará lá. Além disso, a doença pode ser diagnosticada por meio de raio-x e ecocardiograma.
Como tratar essa doença?
Tudo depende do estágio da doença e de quanto ela se manifestou no corpo do seu amigão. Mas, normalmente, o tratamento é feito por meio da administração de antibióticos, já que os vermes vivem acompanhados de outras bactérias, junto com remédios que podem acabar com a vida dos vermes. Fora isso, dependendo da quantidade de larvas que se desprenderam dos órgãos depois de mortas, pode ocorrer a obstrução de alguns vasos sanguíneos, principalmente no pulmão. Sendo assim a intervenção cirúrgica poderá ser necessária.
Como prevenir?
Alguns remédios são comercializados para o combate à doença já manifestada nos animais que a adquiriram, mas possuem pouca eficácia, sendo que não matam o verme em idade adulta, apenas em estágio larval que, como dito antes, são difíceis de ser diagnosticados e também não pode ser tomados por cães com menos de 6 semanas de idade.
Mas, o que deve ser realmente feito para se prevenir a doença é evitar a picada do mosquito e para isso existem alguns repelentes que devem ser utilizados. Lembrando que os locais de maior risco, são áreas quentes e litorâneas, então cuidado redobrado caso você more ou vá com frequência para locais como esse. E caso faça isso, a realização de exames sorológicos que devem ser repetidas mais vezes ao ano.
Então vamos cuidar dos nosso amigos com muito carinho e fazer o máximo para afastar essa doença deles.