Antes de tudo, é bom você entender o que é um Mastocitoma. Trata-se de um tumor maligno de pele, muito comum nos cachorrinhos.
O Mastocitoma, chega a corresponder cerca de 20% de todos os tumores de pele recorrentes em cães, uma meta bem alta se tratando da quantidade de doenças de pele que vemos por aí.
A doença tem a característica de aparecer de diversas formas e tamanhos, em qualquer lugar da pele do seu amigão, por isso, é muito importante avaliar de perto a verruga ou nódulo que aparecer. Por isso, é recomendado que se faça um exame de citologia aspirativa prévio em qualquer nódulo que surgir na pele, para caso realmente a doença for diagnosticada, alguns cuidados anteriores à cirurgia de remoção sejam tomados.
Mas como identificar o tumor?
A Mastocitoma aparece de forma solitária na pele ou em grupos, com nódulos múltiplos, e podem ter diversas aparências, sendo de um simples carocinho ou formação verrugosa, chegando até a parecer uma uma irritação bem forte na pele. A melhor forma de identificar é acariciando seu cão ou simplesmente observando toda a aparência da sua pele.
Abaixo você poderá ver alguns exemplos de como os nódulos se comportam na pele.
E como esta doença pode ser tratada?
O tratamento dos Mastocitomas é cirúrgico; devido ao seu comportamento invasivo, deve-se retirar, além do tumor, uma margem cirúrgica limpa de 2 a 3cm.
Após a remoção, o tumor deve ser enviado para análise para identificar o grau de malignidade. O grau I, dificilmente apresenta metástase ou complicações, por isso, a cirurgia é suficiente e normalmente curativa. Os de grau II possuem malignidade moderada e são tratados com cirurgia agressiva com amplas margens de ressecção. Em mastocitomas de grau III, por serem mais agressivos e sofrerem complicações em virtude das recidivas ou metástases, é indicado o tratamento com quimioterapia.
Prognóstico
Por apresentar vários comportamentos biológicos, desde o benigno até o extremamente agressivo, levando a metástases e, eventualmente, ao óbito, o prognóstico é variável de acordo com o grau do tumor.
O diagnóstico precoce junto ao tratamento cirúrgico, aumentam a sobrevida e prognóstico do paciente.
Então, é muito importante ficar de olho na pele de seu amiguinho para ter certeza que a sua pele não leva esse tipo de tumor.