É normal em todos nós acordar com remela acumulada nos olhos; e isso acontece nos cães também.
Mas será que isso é preocupante?
A resposta é simples: Depende.
Se a produção dessa secreção ocorrer de forma natural, não há preocupação;
Porém, se a produção for excessiva, pode significar que há comprometimento à saúde do cão.
Afinal, O que são as remelas?
São simplesmente lágrimas que secaram. Como a lágrima vem carregada de cloreto de sódio, também conhecido como sal, pode secar e acumular no canto dos olhos. Ao dormir, os olhos entram com sistema de limpeza natural do local expulsando impurezas que vão acumulando na região durante o dia, junto com as lágrimas.
Resumindo: as remelas são lágrimas com sujeira do dia anterior que saíram dos olhos do seu amigo enquanto ele dormia.
E quando as remelas podem significar outra coisa?
Quando você perceber que o seu amiguinho anda coçando os olhos repetidamente e, as secreções são produzidas em excesso, pode ser que o seu cão esteja com algo além de apenas sujeirinhas nos olhos.
Segundo os veterinários, para você começar a se preocupar e ficar em observação com o seu amiguinho, basta perceber quantas vezes ao dia deve limpar os olhinhos dele. Se for necessário mais do que duas vezes, pode significar que o cãozinho está com alguma doença.
E quais são elas?
As doenças podem ser diversas, mas as mais comuns são:
Conjuntivite - uma doença caracterizada por vermelhidão, excesso de secreção e que pode ser causada por vírus, bactérias ou substâncias tóxicas.
Síndrome do olho seco ou Ceratoconjuntivite Seca - caracterizado por piscadas repetitivas, irritação além da excessiva produção de secreção. Sua origem pode ser desde uma inflamação causada por bactéria até um trauma que desregula as glândulas lacrimais.
Alergias - Causada pelo clima seco, poluição, ambientes fechados, ar condicionado até flores e pólen; as alergias são bastante comuns nos nossos amiguinhos.
Glaucoma - Uma doença grave que se caracteriza por excesso de líquido no interior dos olhos aumentando a pressão intra-ocular. Pode ser silenciosa e progressiva, levando seu amiguinho à cegueira se não diagnosticado e tratado precocemente. Além da grande quantidade de remela, o glaucoma pode apresentar, em alguns casos, aspecto esbranquiçado nos olhos assim como nos humanos.
Vá sempre a um veterinário em caso de dúvida
Caso você veja que as remelas do seu amigão estão um tanto quanto suspeitas, não exite em procurar um médico veterinário para olhar de perto a situação e entender se aquilo é natural ou um sintoma de algo mais grave.