Ciúmes é uma coisa que todos nós sentimos, não é mesmo? E com os nossos amiguinhos peludos não é diferente. Eles também sentem ciúmes, além de diversas outras coisas que ainda veremos aqui.
É possível perceber que o meu cão está com ciúmes?
Sim, é muito fácil você perceber isso.
A gente já sabe que os cães são muito expressivos, mas como eles não falam por palavras, devemos levar em consideração o que eles “falam por ações”.
Então, caso ocorra alguma mudança na rotina do seu cãozinho como a entrada de novos membros na família, que vai da chegada de um outro pet em casa ou até um nascimento, pode ter certeza que é o ciúmes agindo.
Lembrando também que muitas formas de ciúmes são produzidas pelo próprio tutor, ao provocar o lado emocional do cão.
Mas enfim, quais são os sinais de ciúmes que os cães nos transmitem?
Simples, são aqueles em que você vê claramente que ele está apenas fazendo pirraça para chamar a atenção do seu tão amado dono. Alguns destes sinais são:
- Xixi no lugar errado.
- Latidos excessivos.
- Comportamento levemente agressivo.
- Coco no lugar errado.
- Choramingos.
- Carência.
- Olhares “de dó”.
- Comer em excesso.
Ao perceber isso, dentro das mudanças ditas acima, pode ter certeza: é ciúmes.
Caso perceba que seu cachorro está com ciúmes, é necessário observar alguns pontos. Se este sentimento surgiu após alguma mudança, como a chegada de um novo membro na família, talvez o cachorro esteja se sentindo deixado de lado.
O que devo fazer em caso de ciúmes?
Carinho e amor são as palavras mais exatas. Você não deve substituir o seu pet pelo membro, ou pela outra parte que entrou em sua família. Lembre-se, ele é um ser vivo e, retirar dele todo carinho que recebia e colocar em outro, é quase como uma tortura. Pois, seu cão vai sofrer assim como você sofreria. Na verdade, vai sofrer até mais pois, o amor que ele sente por você chega até a ser maior do que o amor que você sente por ele. O seu pet faria tudo por você, então empatia nesses casos é o melhor remédio.
Mas caso o ciúmes seja crônico, onde o cão reage com comportamento violentos, como não deixar o marido ou a esposa se sentarem no sofá juntos, se não a mordida é certa, é recomendado utilizar o adestramento pois, nestes casos, é mais uma questão de comportamento, domínio de espaços e liderança, do que de ciúmes.
Agora que você já sabe tudo isso, corre pra fazer muito carinho no seu amiguinho!!!