Por mais que os nossos pets sejam super ativos, animados e felizes, também podem apresentar algumas doenças psicológicas, afinal, ninguém está fora do alcance de depressões, crises de ansiedade ou mesmo estresse, como já vimos aqui:
Ou seja, é muito normal que isso aconteça e também existem diversos tratamentos para essas doenças como os Florais de Bach.
Além de serem pouco invasivos e completamente naturais, esses tratamentos se fazem como uma alternativa, como uma suplementação, ou até alternativo aos tratamentos tradicionais.
De onde o Florais de Bach vêm?
Os Florais foram descobertos em 1930 pelo Dr. Edward Bach, que deixou a clínica médica convencional na qual trabalhava em Londres para trás e resolveu estudar os efeitos e propriedades das flores no auxílio da saúde emocional.
Desta maneira, escolheu 38 flores que trazem resultados positivos para estados emocionais diversos como timidez, tristeza e até ansiedade: uma forma de trazer benefícios para a saúde mental tanto de humanos quanto de cães.
Mas como eles funcionam?
Conhecido como medicinas alternativas ou naturais, os florais são essências extraídas de algumas flores específicas que combinada com outras essências, ou mesmo sozinhas, puras ou diluídas, podem cuidar especificamente de uma enfermidade psicológica. Basta pingar algumas gotinhas na língua do seu amiguinho e observar os resultados: uma alternativa ótima para cães que não gostam de ingerir remédios.
E quando devo utilizar florais no meu cão?
Simples, quando o seu cão apresentar alguns quadros como de ansiedade mais ligados ao emocional do que em casos físicos.
Mas o que você precisa saber é que podem ser usado nos casos de mudança de casa, chegada de um bebê, adoção de outro pet, saudades do tutor, ou até agressividade, medos, ansiedade por separação, além de outras mudanças e crises que podem ir desde a ansiedade causada por adaptações, início de adestramento, automutilação, depressão até latidos excessivos, entre outras doenças psicológicas.
Quais os benefícios de tudo isso?
É aquele tal negócio, tudo sempre vai de encontro com aquilo que o tutor acredita ser o mais correto a fazer com seu amiguinho. No caso dos florais, os benefícios estão na não necessidades de administração de remédios pesados, que por muitas vezes vem a deixar o animal dopado e sem aquela energia que lhe é natural.
E por serem naturais, podem ser administrados de uma forma mais casual e trabalhando em auxílio do tutor, como por exemplo para acalmá-los em viagens, festas de final de ano, entre outros períodos estressantes.
Mas e aí, floral para cachorro funciona mesmo?
Como dito acima, muitas das coisas que um cachorro experimenta vem diretamente das crenças e aceitações do tutor quanto às possibilidades que veterinários colocam a eles. Mas no mundo todo existem pessoas que estão comprovando os benefícios dessa prática. Então, a resposta para esta pergunta é: depende.
Depende se o cãozinho tem uma rotina saudável, se sua alimentação é balanceada, se os tutores se preocupam a não deixá-lo ansioso e se existe muito carinho. Ou seja, depende se os problemas emocionais deles estão ligados a fatores não físicos e se, além do tratamento com florais, ele recebe um tratamento emocional positivo dos donos.