É muito importante sempre prestar atenção às fezes do seu cão, elas são a comunicação entre você e o sistema digestivo dele. Ou seja, é pela observação das fezes do seu amigão que você vai saber se ele está bem por dentro ou não.
Mas quais são os significados das cores ou da aparência em geral das fezes?
Bom, é isso que vamos ver agora.
Fezes muito pretas
As fezes pretas ou escuras demais podem ser mais comuns do que a gente imagina. Porém é importante ficar ligado se essas manchas não são de sangue. Se sim, é importante ver logo um veterinário, pois isso pode significar sangue no trato digestivo, ou até úlcera no estômago.
Fezes com Giárdia.
As fezes com Giárdia têm características de uma diarreia bem forte, com aparência mole, às vezes até aquosa, às vezes verdes com muito muco. Além disso, a doença vem acompanhada de outros sintomas como falta de apetite, vômito, ou até perda de peso. Caso você perceba esse tipo de comportamento nas fezes do seu cachorro, leve-o ao veterinário urgentemente.
Fezes com parasitas.
Esse tipo de fezes é mais fácil de ser observada a olho nu. Isso porque os parasitas aparecem em formas como grãos de arroz, ou até como pedaços de espaguete. Então, caso você veja isso nas fezes do seu amiguinho, leve-o ao veterinário com urgência.
Fezes com sangue.
Existem diversas causas que podem ocasionar fezes com sangue como parvovírus, parasitas, corpo estranho no intestino, câncer e lesão no ânus. Mas o mais importante aqui é saber que todas elas são perigosas.
Muco amarelo.
Caso você observe que as fezes do seu amiguinho estão com aparência gelatinosa e amarelada, podem ser indícios de alguns problemas como: alergia à alimentação, intolerância alimentar, parasitas ou síndrome do intestino sensível. Desta maneira é muito importante ficar em observação constante dos cocôs que vierem a seguir para ver se não foi alarme falso ou se há necessidade de levar ao veterinário.
Fezes brancas.
Ao estarem com aparência esbranquiçada, as fezes podem indicar problemas com alimentação com cálcio em demasia, ou porque seu amigo comeu algo que não pode. Caso o seu cão siga o tipo de dieta BARF que é rica em ossos triturados, tudo bem, já sabemos a causa. Mas se for por outros motivos, isso pode ser considerado reflexo de estresse, já que o bichinho anda comendo pedras, papéis, tinta da parede, entre outras coisas.
Fezes cinzas.
Fezes nessa cor podem indicar problemas no pâncreas, vesícula biliar ou fígado em geral. Ou seja, é mais um ponto de atenção muito forte que deve ter um acompanhamento veterinário de imediato.
Fezes verdes.
Fezes esverdeadas podem ser preocupantes como no caso da giárdia, porém podem ser simples, como a ingestão de muita grama. Mas é sempre bom ter no seu radar que fezes verdes não são normais. Então é sempre bom ficar atento se isso ocorrer mais de uma vez.
O que podemos concluir?
Que além de estar sempre observando as fezes do seu cão, você também deve entender que qualquer mudança de cor ou consistência tem um significado clínico e deve ser acompanhado por um profissional.