Sabe o famoso IMC? Sim, o Índice de Massa Corporal que tanto utilizamos em humanos para saber se estão com sobrepeso ou não. Então, os cães também têm um índice só para eles.
Conhecido como IMCC, ou Índice de Massa Corporal Canino, é calculado pela medida em centímetros que vão da nuca, ou a ponta superior da coluna, passando por toda as costas e chegando até a extrema ponta da patinha traseira.
Depois é só dividir o peso pela altura ao quadrado e chegar ao índice abaixo:
IMCC = peso/(altura x altura)
Abaixo do peso = abaixo de 18.5
Peso normal = entre 18.5 e 25
Acima do peso = Entre 25 e 30
Obeso = acima de 30.
Mas este é um método para você ter uma ideia se o seu cão está obeso ou não, assim como feito para os humanos. Afinal, o cálculo caseiro sobre a obesidade do seu cão não é o ideal.
Mas então qual é o ideal?
Segundo alguns veterinários, o cálculo ideal é o ECC, Escore de Condição Corporal, que avalia as condições corporais do cão por meio de exames feitos por apalpação da gordura, em locais estratégicos. É como um exame clínico que mede numa escala de 1 a 9 e dividido assim:
- De 1 a 3 (abaixo do peso): em diferentes graus, o cachorro apresenta costelas, vértebras e ossos dos quadris visíveis, além da reentrância abdominal bem evidente;
- De 4 a 6 (peso adequado): as costelas são pouco ou nada visíveis, mas podem ser facilmente sentidas na palpação. A reentrância abdominal existe, mas é pouco acentuada,
- De 7 a 9 (acima do peso): além de pouco visíveis, as costelas dificilmente são sentidas na palpação, devido ao excesso de gordura. Além disso, o pet não apresenta reentrância abdominal.
É uma escala que parece simples, mas apenas um médico veterinário é capaz de avaliar. Isso tendo em vista que as diferenciações entre os níveis 7 e 9, por exemplo, que podem ser feitas apenas por profissionais que conseguem enxergar as diferenças sutis que existem dentro do mesmo quadro.
Saber mais para evitar.
Aqui resolvemos trazer para você quais são as principais causas da obesidade canina, com o intuito de que sejam evitados. Então, preste atenção na lista abaixo e veja se o seu cão se enquadra nela.
A obesidade canina pode ser causada por:
- Problemas hormonais,
- Fatores hereditários.
- Sedentarismo;
- Excesso de petiscos;
- Alimentação inadequada (de baixa qualidade e/ou ingerida em excesso);
E as raças que mais podem estar propensas à obesidade canina são:
- Labrador,
- Golden retriever,
- Pug,
- Basset hound e Teckel.
Mas isso não quer dizer que as outras raças, inclusive os vira latas, não tenham disposição ao peso em excesso.
E para tratar é simples, você só precisa levar seu amiguinho ao veterinário, ter um diagnóstico exato do problema, seja ele qual for, e realizar o tratamento, que normalmente é composto de exercícios físicos e dieta balanceada.