Essa é uma pergunta muito interessante e a resposta será: você pode fazer TUDO no seu cão, porém com moderação. Afinal, você deve sempre perceber, se as suas atitudes são benéficas à saúde do seu amiguinho ou não. Lembre-se que ele é um ser completamente dependente de você e tudo o que você oferecer, vai achar que é para o bem. Cães são criaturas puras, longe de desconfianças e sem ressentimentos, então é sempre necessário cuidar muito bem deles.
E no caso do perfume é a mesma coisa, para saber se isso faz mal ou não ao seu amiguinho, antes de tudo, você deve prestar atenção se ele é alérgico a cheiros fortes ou não. Esse é primeiro passo! Muitos especialistas dizem que o perfume não tem contraindicações e podem ser utilizados normalmente, porém é necessário fazer isso da maneira correta, para não cair nos errinhos básicos como o exagero.
Mas calma, a gente entende. Afinal, quando um cachorro fofo fica ainda mais fofo é um caso para você apaixonar duas vezes mais, não é?
E quais são os cuidados que você deve tomar?
É tudo muito simples, você só precisa tomar certos cuidados básicos para que o perfume seja usado sem risco algum:
- Nunca utilize perfume para humanos, sempre verifique se o perfume é aprovado e testado por veterinários.
- Nunca aplique perfume demais, isso pode atrapalhar o olfato e confundir cheiros deixando o cachorro confuso e irritado.
- Nunca aplique o produto em áreas como focinho (mucosa), olho e narinas, isso pode irritar as áreas e machucar ou cegar o cão.
- Nunca aplique o perfume em locais com lesões de feridas, micose ou coceiras, isso pode machucar e doer.
- Não passe o produto diariamente, normalmente estes perfumes possuem uma ação prolongada e podem causar irritação mental e física.
Se você perceber alguma reação do seu cão aos perfumes que vão de espirros constantes, à coceira, vermelhidão e queda dos pelo, pare de usar NA HORA! Isso quer dizer que o seu cão tem certo grau de alergia ao produto e isso pode ser prejudicial.
Então, quando for pensar em perfume, pense também na saúde e sempre procure produtos exclusivamente veterinários, assim o seu amigão vai ficar bem longe de correr riscos bobos.