Os cães sempre se comunicam conosco, porém não em nossa língua. Sabe quando você está com alguém do exterior ao seu lado, mas não entende nada o que essa pessoa fala? Como você se comunica com ela? Por meio de sinais!
Com seu amiguinho é a mesma coisa: por mais que ele não fale a nossa língua existem alguns sinais que transmitem que sempre trazem uma mensagem e agora, vamos ajudar você a traduzi-las, olha só:
1- Posição das Orelhas.
As orelhas são um grande sinal para entender o seu amiguinho, mas você tem que interpretar o contexto da situação também. Orelhas para trás e bem coladas à cabeça podem ter alguns significados como: excitação, nervoso, timidez, que ele está pronto para atacar, ou até fazendo uma gracinha para receber um carinho.
Já quando as orelhas estão para cima, pode significar curiosidade, confusão, ou até que ele está tentando entender alguma coisa. Além do clássico alerta também.
2- A Cauda.
A cauda dos cães é muito importante para entender ainda mais o que nossos amiguinhos estão dizendo. Por exemplo a cauda abanando é sinal que o cão está feliz, já o rabo empinado e na horizontal, significa que o seu amigo está atento e alerta, já o rabo entre as pernas diz que ele está com medo ou aflito por alguma situação que o incomoda ou deixa triste.
3- Olhares.
Tanto os movimentos de orelhas e cauda são normalmente feitos juntos, assim como o olhar, que acompanha os outros dois. A soma de tudo isso é que significa uma mensagem única. Sendo assim, o olhar fixo pode trazer curiosidade, atenção ou até desconfiança. Já olhar com o canto dos olhos, pode mostrar que o seu amigo está incomodado, pedindo socorro, ou mesmo pedindo atenção.
E como dito acima, esses olhares devem ser interpretados junto ao contexto, as posições do rabo e das orelhas, além de ver se há rosnado ou não.
4- Lambidas.
Existem dois tipos de lambidas, seja nos donos ou nas pessoas à volta do cão. As primeiras são aquelas que significam carinho e muito, mas muito amor. Já lambidas em certas partes do próprio corpo podem significar feridas ou até dores.
5- A diferença dos latidos.
Por mais que pareçam um só, os latidos possuem certas diferenças interessantes como:
- Se os latidos estão espaçados por alguns segundos (5-10) quer dizer que ele está pedindo alguma coisa.
- Latido + rosnado pode significar alerta e também medo a ponto de atacar. Ou seja, não é que o cão é bravo, mas sim porque ele se sente em situação de perigo.
- Muitos latidos sem parar são o mais puro sinal de estresse, seja por estar sozinho por muito tempo ou por estar sendo mal tratado.
6- Chorinhos e gemidos.
Os gemidos também possuem seus significados, e podem ser diversos como:
- Gemido com um chorinho baixinho: o animal está com dor constante ou algum tipo de sofrimento.
- Gemido alto: pode ser uma dor aguda ou forte.
- Choro muito alto: susto, dor forte, ansiedade, ferimento exposto. Enfim, nunca será algo bom.
7- Cheirando outro cão.
Não ligue quando o seu cão cheirar o traseiro de outro, imagine que isso na língua dos cães seria como um aperto de mão.
8- Dormir com a barriguinha para cima.
Isso quer dizer que o seu amiguinho está completamente relaxado e sem nenhuma desconfiança. Ou seja, ele está completamente entregue, feliz e sem preocupação alguma com a vida e com o seu momento.
Assim como virar a barriga para cima, significa que ele gosta muito de uma pessoa e quer uma bela coçada na região.
9- Morder as mão dos donos.
Mordidinhas leves nas mãos dos donos querem dizer que o seu amiguinho só quer dar aquela brincada muito gostosa!
10- Cutucar com o focinho.
Das duas uma: ou ele está querendo brincar, ou está querendo carinho. E isso também é uma grande manifestação de afeto, como se ele dissesse “Oi meu amigo, quero te dar carinho e receber também”.
11- E o uivo?
O uivo é um comportamento que vem diretamente dos seus ancestrais mais antigos: os lobos selvagens. E como todo sinal ele tem um significado:
- Para chamar atenção quando há aproximação de fêmeas no cio.
- Solidão, abandono e tristeza, quando uiva sozinho.
- Comunicação e relacionamento entre cães, como se fosse um telefone.
- Pedindo alguma coisa ou feliz por algo, quando uiva para alguém.
12- Sinais e doenças.
Alguns dos sinais também podem significar algumas doenças.
- Correr atrás do próprio rabo: podem ser distúrbios neurológicos (quando praticado em excesso), uma simples brincadeira, ou que existe algo preso em seu ânus.
- Lamber as patas: podem significar desde ansiedade, afetando a parte emocional, até alergias, ferimentos ou dores.
- Cabeça inclinada ao se locomover: pode ser sinal de inflamações oculares ou otite avançada.
- Muita sede: pode ser algum problema renal, diabetes ou doenças hormonais.
- Mudanças de humor: caso o animal esteja apresentando repentinas mudanças de humor, pode ser sinal que algo o está incomodando constantemente.
- Animal sempre deitado e sem disposição pode significar o início de alguma doença que esteja atingindo seu organismo.
Então, sempre procure ficar atento àquilo que o seu cão está dizendo para você e não esqueça de procurar um veterinário caso veja algum comportamento estranho.