Um amiguinho bem educado é tudo de bom, não é mesmo? E a melhor maneira de deixar seu cão um primor de etiqueta é realizar o adestramento. Mas muitas mamães e papais não pretende contratar um profissional para realizar o adestramento devido a vários motivos. Pensando nisso, fizemos aqui para você uma listinha de alguns truques na hora de adestrar seu amigo.
Uma coisa muito importante.
Para falarmos na língua do cão, se ele está indo bem com os ensinamentos, o ideal é sempre recompensá-lo. Isso mesmo, trazer para ele frases positivas como "MUITO BOM!" OU "Você é demais!" ou "bom garoto(a)" é de extrema importância na hora do adestramento. São elas que vão mostrar o seu grau de satisfação em uma dada ação que o cão pratica.
Além desses, vocês também pode recompensá-lo com biscoitos, ração, frutinhas permitidas entre outro aperitivos SAUDÁVEIS.
Como ensinar o seu cão a sentar?
Às vezes você pode achar que sentar é apenas um truquezinho. Mas não, isso acaba se tornando uma ação que demonstra ao bichinho quem é a autoridade da casa.
Com o petisco na sua mão, mostre a ele e deixe-o cheirar para saber do que se trata aquilo. Depois mova a mão até a parte de trás da cabeça para que ele sente naturalmente. Assim que ele sentar você já dá o petisco rapidamente, sempre falando comando "SENTA".
Mas caso o seu amiguinho não entenda a jogada, existe uma outra saída: basta empurrar o bumbum dele contra o chão, repetir a palavra SENTA e dar o petisco. Você vai ver que em instantes o seu cão vai começar a sentar.
Como ensinar a dar a pata?
Simples, mas como todo ensinamento é trabalhoso e deve ser repetido várias vezes. Mas basta você esconder o petisco em sua mão e esperar que ele tente retirar com a patinha. Assim que ele colocar a pata em cima da sua mão, abra imediatamente e diga o comando "dá a pata".
Como ensinar a deitar?
Como antes, feche o petisco na sua mão e coloque bem na frente do focinho. Depois desça lentamente até o chão e espere o cachorro deitar ainda apoiado nas patinhas e cotovelos. Então deslize para o lado repetindo o comando. Assim que ele deitar você abre a mão.
Com esses três ensinamentos você já tem altas possibilidades de conseguir mais respeito e educação do seu amigão. Mas lembre-se, a repetição e a paciência são fatores essenciais para uma educação saudável e sem a possibilidade de sofrer traumas.