Como saber se o seu cão está com infecção nos ouvidos? É bem simples; basta perceber se seu amiguinho balança a cabeça com mais frequência, se há execesso de secreção (cera) no conduto auditivo, se houve mudança de cor e/ou espessura, coceira excessiva ou presença de cheiro forte na região dos ouvidos. Esses podem ser sinais que seu amigão está com a tão temida, otite canina.
É muito importante acompanhar esse quadro de infecção, já que em casos mais avançados pode atingir também o sistema neurológico comprometendo a audição do cão.
Mas quais são as causas ?
A Otite Canina, é uma inflamação seguida por infecção no ducto auditivo do cãozinho, que tem diversas causas, dentre elas a falta de cuidado e higienização do local.
A otite tem uma característica muito peculiar: ela é causada devido ao acúmulo de secreções e umidade nos ouvidos dos cães; que ajudam a proliferar fungos, bactérias e ácaros. Outras causas primárias para o desenvolvimento das otites são as alergias, os distúrbios de queratinização, as doenças autoimunes, endócrinas, entre outras. Além disso, algumas raças desenvolvem a infecção com mais facilidade devido a anatomia, posição e tamanho das orelhas (caídas e longas).
Mas para saber certinho qual a causa da irritação no ouvido do seu amigo, é melhor levá-lo direto ao Medico Veterinário.
E qual o tratamento?
Para eleger o melhor tratamento, é necessário direcionar qual o tipo de otite, grau de inflamação e quais agentes estão presentes (fungos, ácaros, bactérias...)
Existem diversos tratamentos eficazes, que vão de cremes, comprimidos ou até mesmo líquidos administrados por via oral. Normalmente os de uso tópico são designados a inflamações mais simples, já as de uso via oral são para casos mais avançados. Existem também as lavagens otológicas que servem para eliminar bactérias e sujidades afim de diminuir ou sanar a inflamação; as cirurgias, que são específicas para casos crônicos, onde o seu amiguinho pode estar com todo o sistema interno comprometido.
Então, devemos ficar atentos aos ouvidinhos dos nossos amiguinhos, mantendo sempre a higienização adequada e cuidados necessários na hora do banho.