Um cãozinho paraplégico parece algo difícil de lidar, mas não. É possível oferecer qualidade de vida e bem estar mesmo nessas condições. Basta amar e cuidar bem do seu amiguinho e ele terá uma vida plena e cheia de amor para dar.
Veremos aqui alguns cuidados que você deve ter com seu cãozinho para ele viver ainda mais feliz com você.
Higiene
Como seu amiguinho tem di?culdade para andar, é preciso bastante cuidado com o xixi e o cocô. Fique atento com a limpeza nas áreas de contato, usando sempre soro ?siológico, sabonete neutro ou toalhas umedecidas especiais para cães para evitar assaduras, ferimentos ou infeções.
Cadeira de rodas
Para melhorar a qualidade de vida do seu amiguinho, promovendo passeios e brincadeiras, a cadeira de rodas é uma opção. Além de fortalecer a musculatura, evita que feridas na pele comecem a aparecer.
Fisioterapia
É importante sempre massagear e exercitar as áreas do corpo que o seu cão não movimenta. Esse ato auxilia na circulação sanguínea e também, na prevenção de atro?a e ?acidez muscular. O ideal é levar seu amigo num especialista e aprender os exercícios para fazer em casa.
Passear
Os passeios não servem apenas para fortalecer os músculos, mas também para distrair o seu cãozinho com os cheiros da rua. Isso ajuda a preservar a saúde mental do seu amigo além de ser muito divertido.
Alimentação
Quem escolhe a melhor alimentação para o seu amigo é o veterinário. É muito importante mantê-lo forte e saudável, sem sobrepeso e com a imunidade elevada para não adoecer com maior facilidade.
Úlceras de pressão
Devido ao dé?cit nutricional causado pela paralisia e por estar sempre apoiado nos membros doentes algumas feridas podem aparecer. Para evitá-las é de extrema importância ir mudando o seu amigo de posição a cada hora do dia. Algumas pomadas cicatrizantes também ajudam a melhorar as feridas. Mas lembre-se, caso as feridas apareçam, leve seu bichinho ao veterinário.
E agora, bora cuidar do seu amigo, porque ele está louco esperando o seu carinho.