Afinal de contas, o que é a “reação de vacina em cachorros”?
Sabe quando você vai vacinar o seu amigão e ele fica com aquela carinha de triste depois da aplicação? Então, é isso… A “reação” é aquele incômodo natural que fica depois da vacina.
Para deixar você informado no assunto, vamos detalhar um pouco mais tudo isso.
Por que as reações acontecem?
As vacinas são feitas de vírus ou bactérias inativas que estimulam o sistema imunológico a produzir anticorpos para combater as doenças que entramos em contato.
Com os cães acontece o mesmo processo, ao aplicar as vacinas, podem desencadear as mais diversas reações, como a super produção de anticorpos que pode deixar o seu amiguinho com aparência de cansado e mais quietinho.
Por que eles ficam com dores?
Pois é, imagine que a vacina fura a pele do seu amigo, e é aplicada de forma subcutânea (em baixo da pele). Imagine que o líquido da vacina está injetado num lugar onde antes não havia nada. Então, ali vai ficar um calombinho que será absorvido pouco a pouco pelo corpo.
Além de que, ao furar a pele do amiguinho, com certeza a região fica dolorida.
Eu devo me preocupar com as reações?
Não, mas caso o seu amigo apresente alguma alteração como: coceira; edema (inchaço) de face e pescoço; agitação; salivação excessiva; vômitos ou tremores por mais de 24 horas após a aplicação, leve-o ao veterinário imediatamente, pois pode ser o sinal de uma reação vacinal mais séria.