Pois é, muitas vezes nossos amiguinhos ficam doentes e a gente nem se dá conta do que está acontecendo. Mas um dos sinais mais comuns de doenças está na febre.
E lembrando que os cães têm uma temperatura diferente da nossa, que varia entre 38,3º a 39,2ºC normalmente, mas é só subir para 39,4ºC que já temos indícios de que seu amigão está passando por algum probleminha como infecção ou inflamação.
Mas como saber se o meu amiguinho está com febre?
Como seu amigo não consegue falar e, como as terminações nervosas são diferentes das nossas, você deve ficar atento a sintomas como:
- Focinho muito quente e seco
- Orelhas quentes
- Letargia, desânimo, falta de energia, cansaço
- Tremedeiras
- Olhos vermelhos
- Vômito
- Tosse
- Perda de apetite
E não esqueça de prestar atenção a qualquer mudança no comportamento entre outros sintomas, isso ajuda o seu veterinário a investigar melhor a causa da febre.
E se eu quiser medir a temperatura, o que fazer?
Antes de tudo, é melhor você ter um termômetro digital, eles são mais rápidos do que os comuns e trazem uma temperatura mais exata. Para medir existem duas formas:
Com termômetro retal: a maneira mais comum é por meio do ânus. A medição é simples, basta lubrificar o termômetro, introduzi-lo gentil e parcialmente (não coloque o termômetro todo hein!!) no ânus do seu cão e espere o tempo necessário recomendado pelo fabricante. Depois é só ver se está tudo bem, ou se é preciso ir atrás do seu vet!
Com termômetro auricular: embora seja mais caro, esse termômetro torna a situação menos invasiva e desconfortável. Insira o aparelho no canal auditivo do cachorro e aguarde. A temperatura é medida através das ondas de calor infravermelho que são emitidas na região do tímpano.
Viu como é simples? Agora é só manter a saúde dos nossos melhores amigos em dia.