Eles são uns amores.
Pelo tamanho, parecem eternos filhotes.
Não é a toa que os cães de raça pequena são um dos mais procurados.
Afinal, além de serem ideais para apartamentos menores, encantam qualquer um. Mas os pequeninos têm uma estrutura mais frágil e são mais propensos a acidentes como uma fratura canina. Por isso, precisam de atenção redobrada.
É uma relação simples entre proporções: imagine só, um cão de 20cm de altura, pulando de uma mesa a 80cm? Ele estará pulando 4 vezes a sua altura! É muita coisa, não acha?
Então, para proteger seu amiguinho de acidentes, estar atento a alguns detalhes, pode fazer toda diferença:
Portas - Evite abrir portas rapidamente. Seu amigo pode estar por perto e ser atingido por engano.
Móveis - Evite que seu pet suba e desça de sofás, cadeiras, estantes. Lembre-se de que a altura pode corresponder ao dobro, triplo do seu tamanho.
Escadas - Ao subir e descer escadas, leve-o no colo. Um simples hábito que pode garantir a segurança e fortalecer a conexão entre vocês.
Pisos - Deixar a casa limpinha é sempre renovador, de qualquer forma atente-se com os pisos para não deixá-los escorregadios.
Adaptações na casa - Identifique locais de risco e instale escadinhas, rampas e ceras antiderrapantes.
Colo da criança - O melhor a fazer é estar vigilante e ensinar a criança sobre os cuidados, o jeito certo de segurar e se possível oriente que sempre o carregue sentada. .
Parques e locais de passeio - Use sempre a guia. O ideal é que não deixe seu cão correr solto em áreas muito movimentadas.
Atividades físicas - Passeios e caminhadas com grande frequência e pouca intensidade são essenciais para evitar fraturas. Além de fortalecer os músculos, evitar o sedentarismo e a obesidade, seu pet ficará muito mais feliz em gastar sua energia.
Meu pet se feriu e agora?
Agir rapidamente é importante, mas acima de tudo mantenha a calma.
Não o medique sem consultar um especialista.
Impeça que ele morda o ferimento, e em caso de sangramento estanque o sangue, tome cuidado com a pressão que coloca no ferimento e use um curativo estéril.
O diagnóstico rápido pode minimizar os impactos e evitar consequências mais danosas.