Cães e gatos mais velhos precisam sim de uma dose extra de amor e carinho.
Apesar dos nossos maiores esforços para congelar o tempo, os anos passam e a velhice também chega para eles. Você nota os pêlos mais esbranquiçados, os olhos um pouco nublados. O cão vigoroso já não corre mais atrás da bola, o gato desbravador já não salta em lugares altos com a mesma flexibilidade. O amigo peludo agora é idoso.
O que fazer para manter seu companheiro pet feliz e saudável?
Observe atentamente os sintomas e anote o que perceber de diferente.
Alguns problemas são mais fáceis de notar do que outros, por isso é importante estar atento a mudanças por mais insignificantes que pareçam. Anote tudo que perceber de diferente, níveis de energia, padrões de sono, alterações no apetite ou na sede, mudanças na urina e fezes, consciência mental, inchaços, mobilidade.
Aumente as idas ao médico veterinário.
Não tem fórmula mágica para a longevidade saudável, e sim a adoção de hábitos que pode aumentar os anos vividos com qualidade. Seja a cada 3 meses ou duas vezes por ano passe por consultas regulares com o Médico Veterinário que o pet está acostumado.
A saúde mental pode requerer mais cuidados que a saúde física.
O animal idoso pode comer coisas que não deveria, andar ininterruptamente, ficar preso em lugares na casa, desaprender a fazer suas necessidades no lugar certo, vocalizar excessivamente. Mas com o avanço da ciência, a opção de tratamentos é vasta. Além de medicamentos e dietas especiais para animais com problemas cognitivos, há a indicação de brinquedos que estimulam a manter o cérebro do animal ativo. Também pode fazer parte do tratamento a prática de exercícios moderados.
Considere as terapias alternativas com orientação do veterinário.
O uso de homeopatia, acupuntura, florais, e outras técnicas naturais têm se tornado cada vez mais comum para tratar de problemas nas articulações, rigidez ou dores dos animais.
Todo programa de reabilitação voltado para fortalecer o corpo tem um efeito positivo na qualidade de vida do animal sênior. A terapia aquática e fisioterapia tradicional também são alternativas para tratar doenças debilitantes como a artrite ou também disfunções comportamentais. O objetivo é a promoção da saúde e o equilíbrio físico e mental.
Decida com amor.
Ele depende das suas decisões amáveis para viver bem. Fazer alterações na casa para garantir sua mobilidade, adaptar a dieta para que se alimente da melhor maneira, estimular o consumo de água, continuar andando mesmo que em um ritmo mais lento, manter a higiene e vacinas em dia. É um conjunto de cuidados que se deve ter a vida toda, e que feitos com amor poderão dar aos nossos leais companheiros seus melhores anos dourados. Nenhum tempo dedicado a ele será perdido.